MAPFRE registra crescimento de seguros voltados para bares e restaurantes

Números refletem comportamento mais preventivo dos empreendedores após os períodos de restrições da pandemia



O ano de 2020 foi atípico para muitos setores da economia - com o de bares e restaurantes sendo um dos mais afetados. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no ano passado, 30% dos estabelecimentos fecharam as portas e o faturamento durante todo o período foi de


Nos últimos meses, com a flexibilização das restrições e a ampliação dos horários de funcionamento, o setor tem mostrado fôlego para voltar a operar mais próximo da sua antiga normalidade. De acordo com pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas com o Sebrae, o índice de confiança pela retomada do faturamento nos restaurantes chegou a 92.2, apenas um pouco menos do que foi registrado em fevereiro de 2020 (95.1), antes do começo da pandemia do coronavírus.


O mercado de seguros vem observando essa mudança. Depois do período desafiador vivido no ano passado, pequenos e médios empresários passaram a se preocupar mais com a segurança e proteção dos seus negócios, funcionários e clientes. Prova disso é o expressivo crescimento que a MAPFRE registrou na adesão de seguros para restaurantes na Capital, região metropolitana e no Litoral Sul de São Paulo.


No comparativo entre o primeiro semestre de 2021 com o de 2020, houve um aumento de 270% na contratação de seguros para restaurantes na Capital. No mesmo período, na Grande São Paulo, esse número foi de 500%. O crescimento também se manifestou no litoral Sul (167%) e na região do ABC (100%).


"Os seguros têm se tornado cada vez mais um instrumento eficaz na manutenção dos negócios e na proteção de bens e pessoas. A pandemia e os seus efeitos econômicos devastadores mostraram a importância de se adotar um perfil mais preventivo. O movimento que vemos hoje reflete a preocupação dos empreendedores com as suas empresas e seus públicos - uma tendência que passará a ser adotada com mais frequência a partir de agora", comenta Sandro Moraes, diretor territorial da MAPFRE para a região metropolitana de São Paulo e Litoral Sul.


As coberturas para bares e restaurantes reúnem proteção contra roubos e furtos, incêndio, danos elétricos, explosão, contaminação ou deterioração de mercadorias, quebra de vidros e equipamentos, e Responsabilidade Civil - que cobre danos que o negócio ou seus funcionários possam causar a terceiros.


"Apesar do futuro ainda incerto, entendemos que quanto mais os proprietários de bares e restaurantes se anteciparem a eventuais problemas que possam surgir, mais estarão preparados para resolvê-los com agilidade e menor impacto financeiro," complementa o executivo.


Fonte: InPress Porter Novelli

Tags: