top of page

Largo do Paissandú, SP Capital​

Local onde fica a sede da APTS

Em defesa do aperfeiçoamento técnico

A Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) foi fundada em 7 de abril de 1983 por um grupo de profissionais da área de seguros, com o objetivo de valorizar a prática técnica de seguros.  Naquele período inflacionário, em que os resultados financeiros eram mais compensadores às seguradoras do que o resultado industrial, a atividade técnica de seguros perdia importância.

 

Na idealização de Luis López Vázquez, fundador e atual presidente da entidade, a prática de técnica de seguros jamais poderia perder seu espaço, pois era a razão principal da atividade seguradora. Junto com ele, outros 41 profissionais da área que pensavam dessa forma, decidiram fundar a APTS.

 

Ao longo de sua trajetória, a APTS tem contribuído enormemente para o desenvolvimento do setor de seguros, por meio da disseminação do conhecimento técnico, transmitido em palestras, debates, seminários, encontros e muitos outros eventos.

 

Imbuída da nobre missão de estimular e promover o aperfeiçoamento técnico dos profissionais de seguro, a APTS consolidou sua atuação no setor, consagrando-se como uma entidade séria e respeitada.

 

Precursora dos grandes seminários e encontros técnicos, a APTS inovou nesse campo com a realização de eventos em formatos diferenciados e convenientes, como as consagradas Palestras e Debates do Meio-Dia. Em sua trajetória de 30 anos de existência, estima-se que a APTS tenha promovido mais de mil eventos direcionados ao conhecimento e atualização técnica de centenas de profissionais da área.

 

Nos dias atuais, em que os técnicos de seguros e atuários reconquistaram sua valorização e se tornaram novamente imprescindíveis para o desenvolvimento do setor, a APTS comprova quão acertada tem sido sua missão de lutar pela boa prática da técnica de seguros.

 

 

Fundação

 

O fundador da entidade, Luis López Vázquez, atual presidente, recorda-se que há 30 anos, época de alta inflação no país, os técnicos, até então imprescindíveis na operacionalização do seguro, desde a subscrição de riscos até a regulação de sinistros, estavam perdendo seu espaço e relevância na atividade. Isso porque, naquele período, era mais rentável às empresas de seguros aplicarem no mercado financeiro do que na própria atividade.

 

Como corretor e técnico de seguro, Vázquez decidiu se juntar a outros 40 profissionais também técnicos para defender a categoria. Escolheram o dia 7 de abril de 1983 para o nascimento da entidade, durante almoço no restaurante Clube Cidade de São Paulo, no centro de São Paulo.

 

Para a ocasião Vázquez levou consigo um modelo de estatuto, a logomarca da entidade e uma sugestão para a razão social. Colocado em votação, o estatuto da entidade foi aprovado, bem como sua logomarca, cujos elos entrelaçados representam a união de técnicos de seguradoras, corretoras e de demais empresas do mercado.

 

No mesmo almoço os 41 sócios fundadores elegeram a diretoria da APTS, composta por Vázquez na presidência, Alberto J. Kupcinskas como primeiro secretário e Manoel Carneiro da Cunha Filho como tesoureiro. 

bottom of page