A Tribuna Livre, tradicional evento mensal da Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Camaracor-SP), recebeu no dia 11 de agosto, os executivos da Porto Seguro Conecta, José Luis Ferreira e Tiago Galli, para a apresentação da nova operadora de telefonia móvel da empresa. A APTS foi representada no evento pelos diretores Osmar Bertacini e José Cesar Caiafa Junior.
Recepcionados pelo presidente da entidade, Pedro Barbato Filho, no Circolo Italiano, os diretores da Porto Seguro explicaram por que a seguradora se envolveu com a telefonia celular. “Porque acreditamos que esse é o futuro”, disse José Luis. Em sua avaliação, a evolução tecnológica nos dispositivos móveis, principalmente nos celulares, permitiu aos usuários executar as mesmas funções que fazem nos seus desktops e notebooks. “E isso só está no começo”, afirma.
Ele observa que as relações de trabalho, com clientes e fornecedores, por exemplo, saíram de um escritório, de uma linha telefônica fixa e um PC conectado com vários cabos, para serem efetuadas de qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessariamente acesso à internet, mas essencialmente com um dispositivo móvel.
“Esse novo modelo se enquadra perfeitamente à rotina dos corretores, que devem acompanhar e se adaptar às mudanças. Para a Porto Seguro é relevante estar envolvida neste movimento por meio de uma empresa de telefonia móvel”, explica.
O novo negócio é para a Porto Seguro, segundo o diretor, um meio de gerar mais fidelização, mais relacionamento e mais conhecimento com o cliente. Como uma Operadora Móvel Virtual (MVNO), a Porto Seguro utiliza a rede de antenas de uma operadora de telefonia celular já estabelecida, mas investe no atendimento como diferencial.
Os clientes que já possuem seguro de automóvel ou cartão de crédito Porto Seguro são os que mais se beneficiam do programa de bônus e vantagens. A empresa oferece 5% de desconto na aquisição do seguro e 10% do valor da fatura Conecta são revertidos em bônus na renovação.
Até o momento, de acordo com informações de José Luis, a Porto Seguro Conecta detém 235 mil linhas ativas em rastreamento de veículos; 15 mil assinantes de voz, SMS e internet e provê, mensalmente, mais de 4 milhões de minutos e mais de 6 milhões de MB de internet.
“Não queremos concorrer com as demais operadoras, mas atender bem o nosso público segurado”, disse Tiago Galli. Para tanto, ele contou que a empresa mantém uma equipe dedicada para atendimento ao cliente, já que o produto é de alta manutenção, e, ainda uma linha específica para atendimento ao corretor.
Entre os benefícios que a empresa oferece para garantir diferencial estão a possibilidade de envio de um motoboy à residência do cliente que esqueceu o celular em casa ou o fornecimento de um aparelho extra quando necessário, ambos parte do Conecta Assist. Segundo Galli, 80% das pessoas retornam para buscar o celular, caso esqueçam.
Para os corretores de seguros, o diretor da Porto Seguro Conecta apresentou uma forma de comissionamento, nomeada de “modelo acelerador de vendas”, cuja remuneração aumenta na proporção de linhas vendidas. Para estes profissionais, a empresa também oferece planos exclusivos, com desconto e todos os recursos Conecta.
Texto: Márcia Alves / Foto: Antranik Photos