top of page

Marítima / Yasuda discute tendências para os seguros de pessoas

Investidores conhecem perspectivas para o mercado de seguros nacional durante encontro com executivos da seguradora



Samy Hazan, diretor de Seguros de Pessoas da Marítima / Yasuda, e Mikio Okumura, diretor-presidente da Yasuda Seguros, apresentaram as principais tendências na área de Seguros de Pessoas durante um encontro com investidores e analistas do mercado financeiro de São Paulo e Rio de Janeiro. Realizado na sede do Banco BTG Pactual, na capital paulista, dia 10 de abril, o evento foi uma oportunidade de apresentar as perspectivas de negócios do segmento.

Na ocasião, foram apresentados os vetores de crescimento do mercado de seguros nos países emergentes, tais como a participação da indústria de seguros no PIB – Produto Interno Bruto, que apresenta potencial para expansão expressiva; crescimento da renda per capita da população, inclusão e mobilidade social; e principalmente situação demográfica favorável. A relevância do corretor de seguros no processo de distribuição, a alta rentabilidade dos produtos de seguro de vida e o cenário favorável para criação de produtos mais sofisticados por conta da abertura do mercado de resseguros no Brasil também foram tema de debate.

Outro aspecto abordado diz respeito à agenda da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados para alinhar o mercado brasileiro de seguros às melhores práticas internacionais. Dentre as principais prioridades para o mercado de seguros nacional comentados durante o encontro está a adequação ao modelo europeu de solvência (Solvência II), as regras para retrocessão de prêmios de resseguro e remessas de capital, o risco de mercado e o capital regulatório para a previdência complementar aberta, entre outras.

A posição de destaque do Brasil no mercado de seguros da América Latina chamou a atenção dos executivos presentes. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Ernst & Young Terco, o mercado Brasileiro foi o que mais cresceu em dólar na região nos últimos 08 anos (18% ao ano, em média, convertido em dólar, acima de México, Colômbia, Chile, etc.).

“Os investidores estão atentos às oportunidades no mercado de seguros brasileiro. Os aspectos demográficos e o aumento da capacidade de consumo da população fazem com que aumente a demanda e o conhecimento de produtos até então pouco usuais no mercado interno. Isso faz do Brasil um mercado estratégico no segmento global de seguros”, disse Mikio Okumura, diretor-presidente da Yasuda Seguros.

De acordo com Samy Hazan, diretor de Seguros de Pessoas da Marítima/Yasuda, a taxa real de crescimento do seguro de Vida no Brasil, descontada inflação, não guardou correlação com a taxa de crescimento real do PIB nos últimos anos. “Crescemos em termos reais mais de seis vezes a taxa de crescimento real do PIB nos principais produtos de Seguro de Vida. Ainda sim, a área de Seguro de Pessoas tem uma agenda extensa para os próximos anos”.

Dentre as prioridades do segmento, ele destacou a regulamentação do VGBL SAÚDE (conta individual de acumulação que visa custear despesas de saúde na melhor idade), a simplificação da contratação de seguros de Vida em geral, novos produtos de seguro de vida em regime de capitalização, Projeto de Lei para regulamentar o Patrimônio de Afetação na Previdência Complementar Aberta e o Projeto de Educação Financeira e Securitária da população.


Fonte: RMA Comunicação e Negócios

Tags:

bottom of page