ALEXA Guru de Seguros é lançada no CQCS Insurtech & Innovation



Considerado o maior evento da América Latina sobre Inovação em Seguros e um dos principais do mundo neste segmento, O CQCS Insurtech & Innovation, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, foi palco para o lançamento do mais novo projeto da ENS, criado em parceria com a Sistran Brasil: a ALEXA Guru de Seguros.


A novidade foi anunciada pelo diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, e pelo CEO da Sistran, Marcio Paes, durante o painel “A automação vai vir como facilitadora de algumas etapas da vida”, realizado no segundo dia de atividades. O bate-papo contou ainda com a participação da corretora de seguros e digital influencer, Claudia Simplício.


O Guru de Seguros foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar, por meio da plataforma ALEXA, informações e esclarecimentos sobre Seguros aos corretores, permitindo que eles sejam capazes de antecipar tendências, conhecer novos produtos e, assim, oferecer as coberturas mais adequadas aos clientes.


“Nasce uma nova parceria, na qual juntamos tecnologia e conteúdo. O Guru vai aculturar cada vez mais o consumidor e a Escola participa como uma curadoria, para qualificar o mais poderoso assistente virtual que vocês podem ter. É a ENS mais uma vez atuando no sentido de capacitar, de maneira contínua”, anunciou Tarcísio Godoy.


Insurepedia

Um grande banco de dados que engloba desde questões mais básicas até as mais complexas, em linguagem simples, visando desmistificar o “segurês”. Essa é a proposta do Guru de Seguros, que terá um mecanismo de atualização semelhante ao do Wikipedia, se tornando uma espécie de Insurepedia.


Inicialmente, estão disponíveis mais de 250 perguntas e respostas, sobre os mais diversos temas do segmento. “Por meio da voz, o usuário pode conversar com o dispositivo e a ALEXA traduz o comando, retornando de maneira que o contexto seja coerente. Dessa forma, o corretor tem uma série de informações relevantes para o seu dia a dia”, explicou Marcio Paes.


Godoy afirmou que, atualmente, 82% das pessoas em todo o mundo realizam pesquisas por meio da ALEXA. Outros 28% já efetuam transações bancárias pelo dispositivo e 70% gostariam de substituir atendentes de call center por ALEXAS. “A ALEXA não dorme, não come e não fica de mau humor. Ela jamais vai fazer o que um homem faz, mas será o assistente mais eficiente”, ressaltou o diretor.


Disponível em mais de 150 dispositivos, a assistente virtual poderá auxiliar em dúvidas e oferecer desde informações específicas sobre contratos, como apólices, gamificação e comissionamento, até orientações sobre cursos de formação, treinamentos e dados gerais sobre seguros. “Quais os documentos que faltam? Qual o status do sinistro? Tudo isso pode passar pela ALEXA”, destacou o CEO da Sistran.


Paes pontuou ainda que o Guru oferece informações para que o corretor possa se preparar antes de um atendimento ao cliente, imprimindo mais agilidade e resultado à operação. “Ela está disponível para que o profissional possa trabalhar em vários momentos. Um dos objetivos é ajudar na assertividade, na interação com o segurado e com a seguradora”.


“Com a tecnologia da Sistran e o conteúdo da Escola, só poderíamos ter à disposição um projeto maravilhoso com esse. Gostando ou não, a automação já é uma realidade, benéfica para o corretor e, consequentemente, para o mercado”, finalizou Paes.


Cursos, palestras e concurso


Uma das patrocinadoras do CQCS Insurtech & Innovation, a ENS participou do evento com estande conjunto com a Sistran, onde os congressistas puderam conhecer a ALEXA Guru de Seguros em operação.


No espaço, a Escola divulgou ainda outras iniciativas relacionadas a inovação, como o Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros, treinamentos internacionais e dois novos programas educacionais: a Certificação Avançada em Insurtechs e o curso Master Digital Transformation (MDT).


Na plenária de debates, a Escola também esteve representada pelo presidente da Instituição, Lucas Vergilio, que participou do painel “O Open Insurance na Visão do Corretor de Seguros”, realizado na terça-feira, 23 de novembro.


Fonte: ENS

Tags: