top of page

Evento discutirá a disrupção no seguro provocada pelo blockchain

APTS e ENS reunirão um time de especialistas no dia 29 de agosto para analisar os impactos dessa tecnologia na operação de seguros.


“Blockchain é a internet da confiança e do dinheiro”, define Rodrigo Ventura, CEO da 88Insurtech. Será dele a palestra de abertura do evento “Blockchain no seguro”, que a APTS e a ENS promoverão no dia 29 de agosto, das 9h às 12h, no auditório da ENS, na Rua Augusta, 1.600, Consolação, com entrada gratuita.

No painel que fornecerá um panorama do blockchain no Brasil e no mundo e a sua aplicação no seguro, ele dividirá a apresentação do tema com Wellington Lordelo, líder da área de Marketing de Soluções e Desenvolvimento de Negócios na Equinix no Brasil, empresa global de interconexão e data center.


Ventura explica que a nova tecnologia é uma rede que mantém os dados imutáveis, seguros, resilientes a ciberataques, auditados e completamente auditáveis, de maneira pública e transparente. E esta transparência, segundo ele, é infinitamente maior do que a praticada, atualmente, pelo mercado de seguros. Em sua avaliação, regras, como Solvência III, Basileia e Sarbanes Oxley, serão muito mais eficientes e controladas em tempo real.


“Hoje, por exemplo, o órgão regulador Susep só obtém os dados consolidados das seguradoras seis meses depois do fechamento fiscal. Com o blockchain, o controle será feito em tempo real por qualquer participante da rede”, diz. Na prática, segundo Ventura, significa que não haverá mais arbitragem das seguradoras durante a regulação de sinistro ou o conflito de interesse no fechamento do ano fiscal.


“A relação segurado e seguradora passará a ser binária 1 e 0, portanto, auto-executada como num programa de computador por meio de uma apólice de seguro inteligente que se auto-executa, em tempo real”, diz. Ventura prevê uma grande disruptura no modelo de negócios de seguros. “Toda a cadeia de valor da indústria de seguros será radicalmente transformada e isso muda absolutamente tudo”, diz.


No segundo painel do evento, Fernando Wosniak Steler, CEO da Direct.One, mostrará como funciona o processo de validação de apólices, endossos e boletos na rede Ethereum Blockchain. Já Eduardo Guedes, vice-presidente de Tecnologia e Operações na Seguros SURA, apresentará os avanços da seguradora na adoção de blockchain na gestão de smart contracts (contratos inteligentes).


Serviço


Blockchain no Seguro

Evento da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro”

29 de agosto, das 9h às 12h

Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros – Rua Augusta, 1.600, Consolação, S. Paulo (SP).

Realização: Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e Escola Nacional de Seguros (ENS)



Fonte: APTS

bottom of page