{"items":["6024b4944aff04002ddba72b"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":275,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":275,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":275,"height":315,"galleryWidth":275,"galleryHeight":154,"scrollBase":0}}

O presidente da APTS, Osmar Bertacini, marcou presença no evento da Escola Nacional de Seguros, em suas novas instalações na Rua Augusta, dia 14 de julho. Na ocasião, o tema “Situação Atual e Perspectivas Políticas do Brasil, 2016-2017” foi apresentado pelo o prof. Dr. Bolívar Lamounier. Além do presidente da Escola, Robert Bittar, e do presidente da Fenacor, Armando Vergílio, o evento contou com a presença de diversos convidados e autoridades.
De acordo com Lamounier, o turbulento cenário político e econômico atual têm suas razões no passado. A começar pela influência do facismo, que foi uma poderosa corrente de pensamento na metade do século passado, e, posteriormente, do marxismo, que moldou o pensamento brasileiro. Ambas as correntes explicam a tendência estatizante e intervencionista presente no país, mas não são as únicas responsáveis pelo atual cenário.

Para Lamounier, outra razão foi o país ter adotado como projeto de desenvolvimento a industrialização, em sintonia com as ideias da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), cujo maior ícone foi Celso Furtado. “A ideia era a industrialização a qualquer preço, de maneira acelerada, sem se preocupar com a inflação ou a educação. A ideia era que se o país crescesse economicamente, todo o resto se resolveria automaticamente”, disse.
O país cresceu, mas o resultado, segundo o cientista político, não é muito bonito de se ver. A escalada da inflação era considerada um “mal menor” para os idealizadores do projeto de industrialização. A questão é que o crescimento a qualquer custo acabou por sacrificar os investimentos em uma área vital: a educação. A consequência, segundo Lamounier, foi o surgimento de uma espécie de “apartheid educacional”, em que a educação é privilégio de apenas 15% da população. “Penso que ou mudamos a matriz de desenvolvimento ou estamos fritos”, disse.
Para Lamounier, outro grande equívoco dos brasileiros foi acreditar que o país precisava de um líder carismático para resolver todos os problemas. “Foi uma miragem do que o PT poderia vir a ser”, disse. Em seus 13,5 anos no poder, o governo PT seguiu o modelo de desenvolvimento da China. “A ideia era a mesma: crescer a qualquer preço aceleradamente e o resto se encaixa depois”, disse. Mas, nem mesmo o modelo chinês não deverá se sustentar nos próximos 30 ou 40 anos, segundo o cientista político.

Em relação ao futuro, Lamounier ressalta que “não há solução à vista”, até porque falta interesse da sociedade na solução dos problemas. Para o cientista político, o país precisa de uma grande reforma com foco na educação, priorizando o ensino superior gratuito. “Se não fizermos nada, não sairemos desse imbróglio”, disse.
Sobre o cenário no país após a confirmação do impeachment, Lamounier descartou a volta da presidente afastada. “Seria uma catástrofe. Não teria base política”, disse. Segundo ele, atualmente, mesmo diante da situação de indefinição, os investidores estão acreditando no país e a situação está melhorando. “Se Temer conseguir colocar a economia em ordem já será um bom uso desses dois anos”, disse.
Fotos: Carlos Candido