top of page

APTS marca presença no congresso do CIST

Presidente da APTS, Osmar Bertacini, participou do III Congresso Latino Americano de Seguros de Transportes & Cascos, que reuniu profissionais de 14 países.


O CIST (Clube Internacional de Seguros de Transportes) realizou pelo terceiro ano consecutivo seu grande congresso. Porém, desta vez, o III Congresso Latino Americano de Seguros de Transportes & Cascos, maior evento de seguros de transportes da América Latina, foi realizado em parceria com a ALSUM (Associação Latino Americana dos Subscritores Marítimos). O presidente da APTS, Osmar Bertacini, marcou presença no evento, que aconteceu de 16 a 19 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo. Também participaram profissionais da América Latina – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai; América Central – Estados Unidos; Europa – Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra e Portugal.


Diferentemente de outras edições, este foi um congresso de maior duração e elaboração, que buscou qualidade em vez de quantidade, por isso o número de participantes foi limitado e inscrições encerradas com antecedência, totalizando 350 profissionais vindos de diversos pontos do mundo. O presidente do CIST, José Geraldo da Silva, reforçou que a parceria entre as entidades, que têm em comum a missão de qualificar ainda mais o especializado corpo de profissionais de seguros de transportes, possibilitou construir o evento que se mostrou o maior e mais importante do setor ao promover a troca de experiências entre os profissionais de diversos países que atuam no segmento marine, e incluir na agenda da América Latina o importante mercado brasileiro.


Na primeira noite, os participantes foram recebidos por uma dupla de “piratas”, incluindo um sósia do personagem Jack Sparrow. O objetivo foi fazer alusão ao grande problema que enfrentam e deveriam discutir nos próximos dias: a ação criminosa no seguro marítimo, cujos fraudadores são conhecidos mesmo como piratas. Nos dois dias seguintes houve uma agenda de trabalho intenso com seis blocos de palestras, além de análises do setor de transportes nas falas de abertura e fechamento, que totalizaram 20 ricas apresentações para esse público especializado.


A feira de exposições que aconteceu paralelamente às palestras contou com 26 patrocinadores, dos quais cinco internacionais. “Foi sucesso, um verdadeiro encontro de líderes dos seguros de transportes”, defende José Geraldo da Silva. A confraternização se estendeu pelo coquetel de encerramento no Museu do Futebol, após os trabalhos do dia 18, local escolhido para exaltar um dos símbolos mais brasileiros. No último dia, o evento ofereceu ainda, opcionalmente, uma visita técnica embarcada ao Porto de Santos, o maior porto da América Latina, para abordagem do seguro marítimo.

bottom of page