Destaques
Busca por Tags
Últimas notícias

MAPFRE reforça a integração dos aspectos ASG nas políticas de investimento

Impulsionadora da abordagem ambiental, social e de governança na gestão de recursos, a MAPFRE Investimentos conta com o apoio da área de Sustentabilidade da companhia na avaliação e classificação das empresas


São Paulo, 11 de novembro de 2020 - No mercado das finanças e dos investimentos, cresce a passos largos os impactos positivos dos aspectos ligados à preservação do meio ambiente, às iniciativas para promover a diversidade, inclusão e governança transparente, em linha com preceitos éticos e de Compliance. Estes aspectos exercem um papel importante na alocação e seleção de ativos pelas empresas de gestão de recursos. Isso significa que empresas comprometidas com a sustentabilidade são atrativas aos olhos dos investidores, no Brasil e no mundo, quando comparadas com aquelas que estão em descompasso com o trinômio ASG - Ambiental, Social e Governança.


Com a MAPFRE Investimentos, gestora de recursos da MAPFRE, não é diferente. A observância dos conceitos ASG junto às empresas que compõem a carteira de seus fundos vem de longa data e, cada vez mais, torna-se estratégica para a composição do score dos ativos de renda fixa ou variável que ela avalia para investimento.


Neste contexto, a MAPFRE Investimentos conta com o apoio e a expertise dos especialistas em Sustentabilidade da companhia para estabelecer a sua metodologia de avaliação, que, como resultado, estabelece um score ASG para cada empresa integrante de suas carteiras de investimento. Com essas notas a companhia estabeleceu um monitoramento da qualidade de sua carteira com base em critérios ASG, onde pode acompanhar a pontuação média de seus ativos do ponto de vista Social, Ambiental e de Governança, inclusive com uma quebra por setor econômico.


Em constante aprimoramento, a metodologia adotada pela MAPFRE Investimentos inclui critérios consistentes, relevantes e verificáveis em suas matrizes quantitativas como forma de atestar o engajamento das empresas na política e na aplicação dos critérios ASG. Na prática, um questionário é respondido por analistas de investimentos por meio de pesquisa ativa em fontes públicas. A matriz de perguntas é orgânica e revisada periodicamente, evoluindo constantemente de acordo com a relevância de novas questões relacionadas a ASG que possam ser prioritárias para todas as partes relacionadas à MAPFRE.


A MAPFRE Investimentos também possui um manual de análise de crédito privado, ao qual são acrescentadas as questões relativas aos aspectos ASG. Na esteira do Plano de Sustentabilidade para o triênio 2019-2021, esse manual determina, por exemplo, a busca por ativos de empresas com baixa utilização de energia produzida a partir de carvão mineral.


"Temos como meta criar um rating - ou classificação de risco - para cada empresa integrante de nossa carteira com base nos critérios de ASG averiguados", afirma Oscar Garcia-Serrano, diretor-geral da MAPFRE Investimentos, que completa: "A repercussão desta postura da companhia tem sido positiva por parte de todos os nossos stakeholders, incluindo clientes, consultorias de investimento, distribuidores e alocadores de recursos que conhecem a abordagem ASG da MAPFRE Investimentos".


A MAPFRE é aderente a diversas ações relacionadas à sustentabilidade, sendo signatária dos Princípios para Investimentos Responsáveis (PRI), integrando por mais de uma década o FTSE4Good e pelo segundo ano consecutivo o Dow Jones Sustainability World Index. Com esse histórico, a empresa assume um posicionamento de impulsionadora dos aspectos ASG em suas políticas de investimento.


Fonte: InPress

Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • YouTube
  • Wix Facebook page
  • LinkedIn ícone social
  • Wix Twitter page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.