top of page

Grupo Bradesco Seguros divulga seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Documento apresenta estratégia e iniciativas de sustentabilidade da companhia, além de metas alcançadas e o impacto positivo para o setor de seguros em 2022


São Paulo, 11 de julho de 2023 – O Grupo Bradesco Seguros acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2022 mostrando como vem avançando nas principais práticas ESG, relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança. Dentre os destaques, o grupo segurador mapeou 102 negócios sustentáveis vigentes na companhia. Desses, 38 são produtos, 36 assistências/serviços e 28 fluxos/processos classificados com critérios ASG. Os critérios levados em consideração foram: impacto social, quando promovem a inclusão e a educação financeira; e ambiental, quando contribuem para a redução de resíduos e poluição, que usam fontes de energias renováveis e que buscam minimizar os impactos nas mudanças climáticas.

Entre os negócios sustentáveis mapeados pelo grupo segurador estão:

  • Sinistro Sustentável: no ramo de automóvel e residencial, o suporte vai desde o agendamento e coleta dos salvados até o descarte e destinação final adequada dos resíduos. Foram 2.255 atendimentos concluídos em residencial e coleta de mais de 132 toneladas em 2022, contra 14,2 em 2021. Em 2023, este projeto conquistou o Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards, premiação global que reconhece as melhores e mais inovadoras ideias e práticas que transformam a indústria de seguros em benefício dos clientes.

  • Seguro Saúde SPG 3: um seguro com preços e condições acessíveis para micro e pequenas empresas, que também pode atingir Microempreendedores Individuais (MEI) - desde que sejam, no mínimo, 3 vidas seguradas e, no máximo, 29. Contempla planos de abrangência nacional e regional, com a possibilidade de contratar a modalidade com ou sem coparticipação.

  • Programa Auto Reciclagem: promove a destinação de sucatas e peças substituídas de veículos danificados em acidentes. As peças são doadas às empresas de reciclagem, que devem contar com certificação de empresas especializadas na coleta desses itens para o processo de reciclagem. Foram 20,8 mil toneladas de materiais automotivos recolhidos desde o início do programa em 2009.

  • Projetos sociais: foram investidos mais de R$ 61 milhões nos projetos sociais desenvolvidos em 2022, como o Projeto Integração Empresa Escola (PIEE), que atende crianças da Fundação Bradesco, de comunidades do Rio Comprido, bairro carioca, buscando incentivar o desenvolvimento e a prática de atividades culturais, esportivas e de sustentabilidade.

Para a Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Grupo, Valdirene Soares Secato, o compromisso da seguradora com o desenvolvimento sustentável do Brasil vem se consolidando nos últimos anos. “Estamos constantemente promovendo o alinhamento dos nossos produtos, serviços e iniciativas com as melhores práticas socioambientais e de governança da operação. Essas ações reforçam nosso comprometimento em prol da sustentabilidade, como o PSI (Princípios para a Sustentabilidade em Seguros) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma a executiva.

Em 2022, o grupo também aderiu ao TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures), sendo a primeira seguradora de capital nacional e a segunda da América Latina a assumir o compromisso. Os requisitos do TCFD embasaram as recomendações da Circular SUSEP nº 666, que traz uma evolução na agenda do setor de seguros para os próximos anos, prevendo governança, estratégia, metas e métricas e transparência. Outro marco relevante é a participação da companhia no Comitê Diretivo Global (Global Steering Committee - GSC) (GSC) da UNEP-FI, representando o setor de seguros da América Latina, com o objetivo de integrar a sustentabilidade nos processos de decisão em bancos, seguradoras e investidores.

O relatório completo está disponível para leitura no site do Grupo Bradesco Seguros.


Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros


Fonte: Edelman

Tags:

bottom of page