Destaques
Busca por Tags
Últimas notícias

Inclusão na pandemia: alunos desenvolvem projeto para motivar audiodescrição

Estudantes do Colégio Marista Paranaense querem aumentar acesso a conteúdos para pessoas com deficiência visual

Pensando em melhorar o direito à acessibilidade para pessoas com deficiência visual, especialmente neste momento de pandemia, estudantes do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, criaram o projeto “A Inclusão de Todos é o Futuro que Queremos”. A proposta é fazer a descrição de imagens estáticas e audiodescrição de vídeos para promover maior inclusão.

O trabalho está sendo desenvolvido por alunos do 5° ano dentro do Projeto de Intervenção Social (PIS) desenvolvido no colégio, cujo tema deste ano é “Reflexões na Quarentena”. “Ao pensarmos sobre o resgate de valores na quarentena, os estudantes perceberam que em redes sociais, aulas remotas e campanhas publicitárias muitas informações não são acessíveis às pessoas com deficiência visual”, conta a professora responsável pelo projeto, Luciana Costa Gallinea Coraiola.


Na prática Para que os alunos compreendessem sobre as técnicas para criação de um roteiro e gravação de uma audiodescrição, foi realizada uma palestra virtual com a áudio-descritora Brisa Teixeira e com o áudio-descritor e consultor Daniel Massaneiro – que tem deficiência visual e desempenha a função de analisar se a descrição será compreendida pelo público-alvo.

A partir do que foi aprendido nas conversas, os estudantes fizeram a audiodescrição do filme “O Primeiro Natal”(assista ao filme aqui), da produtora Voa Flor, a ser publicado nas redes sociais do Colégio Marista Paranaense, para conscientizar a população sobre a necessidade de acessibilidade. Os alunos também fizeram uma campanha para incentivar as pessoas a descreverem as imagens nas suas redes sociais e utilizarem as hashtags como #pratodosverem e #pracegover. Além disso, surgiu a proposta da criação de um clube de audiodescrição mirim no colégio com a finalidade de divulgar o tema, conscientizar e garantir a acessibilidade e a inclusão para todos que precisam.

Os estudantes também tiveram a consultoria da audiodescritora Brisa Teixeira para desenvolver o projeto

Alunos em palestra online com o audiodescritor e consultor Daniel Massaneiro (último quadro à direita)

Fonte: Página 1 comunicação

Tags: