Destaques
Busca por Tags
Últimas notícias

Europ Assistance Brasil se torna signatária da ONU Mulheres Brasil

Companhia passa a fazer parte do seleto grupo de empresas que trabalham para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho



São Paulo, 19 de agosto de 2020 - A Europ Assistance Brasil (EABR), líder em soluções de serviços e assistências, vem investido ao longo dos anos no fortalecimento do papel feminino no mercado corporativo. Composta por 70% de mulheres, a companhia dá mais um importante passo para a contribuição do empoderamento feminino no mercado de trabalho ao tornar-se uma das 300 empresas signatárias da ONU Mulheres Brasil - uma célula da Organização das Nações Unidas criada em 2010 a fim de promover a defesa dos direitos humanos das mulheres.

Todo o trabalho desenvolvido sob as diretrizes e a metodologia da ONU Mulheres tem como foco atingir a igualdade de gênero com medidas que façam uma reparação histórica à maneira como as mulheres foram mantidas à margem das decisões e protagonismo da sociedade ao longo dos anos e que tem consequências que se perpetuam até hoje.

Até 1933 as mulheres brasileiras não tinham direito ao voto no país e até 1962 as casadas eram tuteladas pelos seus maridos, sem direito ao CPF e decisão sobre suas próprias vidas, conforme explica Cláudia Lourenço, diretora de Recursos Humanos da Europ Assistance Brasil.

"Historicamente, isso ainda é muito recente e deixa marcas, reforça preconceitos e afasta mulheres do mercado de trabalho. É por isso que precisamos promover medidas que ajudem, de alguma maneira, a reparar esse tempo em que a sociedade excluía mulheres", completa.

O documento é mais um reconhecimento aos esforços que têm sido realizados pela companhia para promover a equidade de gênero. "Essa parceria com a ONU Mulheres vem ao encontro dos valores da nossa empresa. Diversidade e Inclusão são temas recorrentes na EABR e, ao longo dos anos, temos adotado práticas de equidade de gênero, desenvolvimento e valorização das mulheres", explica a executiva.

A companhia acredita que as medidas que são tomadas em favor do empoderamento das mulheres são benéficas para a sociedade como um todo, ajudando a expandir horizontes e implementar ideias novas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as iniciativas da ONU Mulheres ao longo dos últimos dez anos e que agora foram endossadas e adotadas pelas empresas Europ Assistance Brasil e CEABS Serviços (empresa do grupo):

• Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw, 1979): considerada a carta de direitos humanos das mulheres, com força de lei no marco legal brasileiro.

• Declaração e Plano de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994): importante pela definição do conceito de saúde reprodutiva, incluindo metas de redução de morte materna e infantil.

• Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção Belém do Pará, 1994): determina a violência contra as mulheres como violação de direitos humanos e manifestação das relações de poder historicamente desiguais entre mulheres e homens.

• Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995): define o conceito de gênero para a agenda internacional e representa um consenso dos Estados-Membros da ONU com um compromisso mínimo com os direitos humanos das mulheres.

• Declaração e Plano de Ação de Durban (2001): instrumento internacional voltado ao enfrentamento ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e intolerâncias correlatas.

• Declaração dos Povos Indígenas (2007): documento sobre os direitos dos povos originários, com reconhecimento à diversidade étnica e à riqueza das civilizações e culturas indígenas.


Fonte: Ketchum

Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • YouTube
  • Wix Facebook page
  • LinkedIn ícone social
  • Wix Twitter page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.