Destaques
Busca por Tags
Últimas notícias

Concentração em Seguradoras é tema do Panorama do Seguro


A 68ª edição do programa Panorama do Seguro traz uma análise sobre a concentração nas seguradoras brasileiras. Nesse caso, usa-se o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI), que é uma medida da concentração do mercado e da concorrência entre os participantes no mercado.

Segundo Galiza, no mercado de seguros no Brasil, o índice que deve ser usado, por ser o mais conhecido, é o de Herfindahl-Hirschman, que é o nome dos dois economistas que o desenvolveram. "Ele é calculado em função do grau de participação das empresas no mercado. Em função de um conjunto de números é determinado um valor e esse valor varia entre zero e 10 mil pontos e, dependendo desse valor, é possível saber se o mercado é mais ou menos concentrado", explica Galiza.

Analisando o mercado segurador brasileiro, Galiza mostra quem em 11 anos o mercado obteve, na média, 700 pontos em cada ano. "Essa pontuação, dentro da qualificação do índice IHH, é de um mercado não concentrado. Lembrando que isso é o mercado como um todo, todos os ramos. É claro que, dependendo do ramo, pode haver uma concentração maior ou menor, então, por exemplo, a gente pega o mercado de seguro habitacional, ele é um mercado mais concentrado, mas quando a gente leva o mercado como um todo, esse valor cai", conclui.

Confira a entrevista na íntegra: https://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=100

Apresentado pelo jornalista Paulo Alexandre e pelo consultor de economia Francisco Galiza, o programa Panorama do Seguro conta com convidados especiais e dicas de leitura.

Fonte: Oficina do Texto

Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • YouTube
  • Wix Facebook page
  • LinkedIn ícone social
  • Wix Twitter page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.