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Sompo Seguros implementa plano de contingência para ciclone bomba

06/07/2020

Fenômeno que atingiu 171 municípios do Sul do País gerou ocorrências em diversas localidades. Maior parte das comunicações de sinistros foi em Santa Catarina (71%), seguido do Paraná (18%) e Rio Grande do Sul (11%). Entre os segurados da companhia, danos se concentram nos ramos Empresarial (44%), Condomínio (29%) e Residencial (23%)

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, implementou um plano de contingência que visa dar atendimento prioritário aos segurados em decorrência do ciclone extratropical, também conhecido como ciclone bomba, que atingiu principalmente a Região Sul do País nos dias 30 de junho e 1 de julho. Só até o dia 2 de julho, cerca de 559 sinistros (ocorrência de danos patrimoniais) foram comunicados à seguradora. Desse total, 71% foi em Santa Catarina, seguido do Paraná (18%) e Rio Grande do Sul (11%).

“A Sompo Seguros já conta com uma política de atuação em eventos de grandes proporções, sobretudo em questões ligadas a fenômenos climáticos, a exemplo de tempestades, alagamentos, chuvas de granizo e até ciclones. Mobilizamos especialistas e uma série de ferramentas que facilitam o atendimento ágil aos corretores de seguros e segurados nesse momento delicado”, afirma Andreia Paterniani, diretora de Sinistro da Sompo Seguros. “Nessas situações trabalhamos com prioridade máxima ao atendimento com o único propósito de indenizarmos os prejuízos no menor prazo possível”, ressalta a executiva. 

 Entre os segurados da companhia, danos se concentram principalmente nos ramos Empresarial (44%), Condomínio (29%) e Residencial (23%). Os 4% restantes estão relacionados a outras modalidades de seguros (Riscos Nomeados, Riscos de Engenharia etc). Entre as ocorrências, destelhamentos de lojas, supermercados e casas, quedas de árvores e quebra de vidros são alguns dos danos mais apresentados. “Esses dados são referentes aos sinistros comunicados até 2 de julho. Outros requerimentos devem ser efetuados à medida em que os segurados tiverem oportunidade de comunicar os danos à seguradora. Nossas equipes das oito filiais nos três Estados da Região Sul trabalham em conjunto com a equipe de Sinistros para viabilizar uma conclusão ágil dos processos para minimizar perdas e contribuir para que os segurados possam restabelecer suas atividades o mais rápido possível”, observa Alberto Muller, diretor da Sompo Seguros na Região Sul. 

Segundo os boletins emitidos pelas entidades de defesa civil do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na terça-feira, dia 30 de Junho e quarta-feira, dia 1 de Julho, 171 municípios foram atingidos na Região Sul. No Paraná, por exemplo, 3.127 pessoas foram afetadas, 10 pessoas ficaram feridas e 666 casas foram danificadas. Já no Rio Grande do Sul, 921 edificações foram danificadas. Em Santa Catarina, que teve o maior número de municípios atingidos, 122 segundo o boletim emitido pela Defesa Civil, os danos patrimoniais ainda estão em apuração, mas já há notícia de nove mortes e duas pessoas desaparecidas.

 

Como acionar a seguradora
O investimento em novas ferramentas tecnológicas e múltiplos canais de comunicação foi um aliado essencial que tem contribuído com o atendimento do corretor de seguros e do segurado pela equipe da Sompo Seguros. Recursos como o novo Portal de Sinistros, Atendimento por WhatsApp e Vistoria na Palma da Mão (vistoria de baixa complexidade feita pelo próprio cliente, de seu aparelho celular), entre outras ferramentas, viabilizaram mais agilidade no atendimento, mantendo a qualidade na entrega dos serviços, ao mesmo tempo em que reduzem ao mínimo o contato direto no período de isolamento social.

Do ponto de vista de comunicação do sinistro, o segurado pode procurar seu corretor de seguros de confiança, para lhe prestar toda a consultoria necessária na comunicação e acompanhamento do processo de análise e regulação (conclusão) do sinistro. Para isso, o corretor conta com ferramentas como o Portal do Corretor ou App Sompo Corretor para realizar os trâmites. O segurado também pode acessar diretamente o Portal do Segurado ou o App Sompo Segurado para efetuar essa comunicação. Nesses ambientes, o usuário é alocado para o novo Portal de Sinistros, que reúne toda a informação necessária para comunicação e acompanhamento do trâmite de regulação do sinistro. Com isso, corretores e clientes podem acessar as informações e acompanhar o andamento do processo de sinistro em uma linha do tempo atualizada em tempo real.

Uma recomendação para segurados de qualquer ramo é ter sempre em mãos o telefone de contato da seguradora e do Serviço de Atendimento 24 horas. Para os clientes da Sompo Seguros, o telefone de contato do Serviço de Assistência 24 horas é 0800-016-2727.

 

Fonte: Sompo Seguros 

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