Pesquisa realizada pela FENACOR para apurar o ICSS - Índice de Confiança do Setor de Seguros indica que o pessimismo predominou em junho, pelo quarto mês consecutivo, entre corretores de seguros, seguradores e resseguradores.
“Houve diminuição de intensidade em junho, quando comparamos os indicadores aos valores do mês anterior. Mas, é importante observar com atenção os números de julho para confirmar se tal reversão irá continuar”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pelo estudo.
O ICSS é um indicador que resulta de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
Veja, abaixo, os dados referentes ao ICSS no mês de junho, e a expectativa do mercado quanto ao comportamento da economia, do faturamento e da rentabilidade do setor.
2) Expectativas para os próximos 6 (seis) meses
a) Crescimento da Economia Brasileira
b) Rentabilidade do seu setor
c) Faturamento do seu setor
Fonte: Jorge Clapp