{"items":["607e38ad39393f00156f6a76"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":275,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":275,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":275,"height":315,"galleryWidth":275,"galleryHeight":154,"scrollBase":0}}
Em live, presidentes do Sincor-SP e Fenacor discorrem sobre as recentes decisões da autarquia que afetam os corretores de seguros

Para a 17ª edição do Direto & Reto com Camillo, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, recebeu o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, para discorrer sobre as pautas que vêm causando preocupação nos corretores de seguros, bem como em todo o mercado. Com o tema “Exposição da comissão do corretor de seguros e recadastramento”, a transmissão aconteceu na quarta-feira (24/06), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube.
“Nosso propósito é conversar com os corretores de seguros, e demais integrantes do setor, falando de temas que têm trazido controvérsias, incomodando a todos e que, certamente, vai atingir de forma negativa os consumidores”, reforça Camillo.
Armando Vergílio fez uma retrospectiva das últimas ações da Susep que afetam o mercado e os corretores de seguros. Para o presidente da Fenacor, existe uma deliberação em acabar com a profissão, que começou com a Medida Provisória 905. “Não foi a toa que a autarquia colocou dois dispositivos que revogaram a lei disciplinadora da profissão”, explica.
Vergílio ainda ressaltou as ações políticas da Fenacor, juntamente com os Sincors e o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO). “Conseguimos um texto alternativo, dando uma nova redação para a lei dos corretores, atualizando a legislação. O MP não foi para frente por divergências entre o Senado e o poder Executivo, sendo revogada no último dia de vigência”, revela.
Sobre a Resolução CNSP nº 382, que dispõe sobre a informação do valor de remuneração do intermediário de seguro ao consumidor, o presidente da Fenacor foi enfático: “Vai trazer vários prejuízos aos corretores de seguros. Ele vai levar 3, 4 propostas, boas opções de boas companhias, buscando a melhor relação custo benefício, preço justo e adequado com as coberturas necessárias. Sabe o que vai acontecer? Estabelecer um conflito entre consumidor e corretor, pois o cliente vai sempre questionar o ganho do corretor.
Com a intenção de barrar a Resolução, a Fenacor enviou ofício à Susep, apontando as irregularidades do documento, mas não obteve resposta. “Endereçamos ofício ao Conselho Nacional de Seguros Privados, apontando todas as ilegalidades e os prejuízos que a Resolução vai trazer a todos os players do mercado, principalmente aos consumidores. Mais recentemente, enviamos outro ofício solicitando, formalmente, que ela não entre em vigor neste período, para que possamos avaliá-la adequadamente”, declara.
O recadastramento da categoria na Susep também foi abordado pelos presidentes, que afirmaram não ser o momento, nem o sistema, adequados. “Não somos contra o recadastramento. Inclusive, é um pleito antigo da categoria para atualizar a base de dados dos corretores. Só gostaríamos que fosse realizado de uma maneira mais organizada”, ressalta Camillo.
“Após o recadastramento da pessoa física, a Susep viu que não dava conta de fazer o procedimento e solicitou ajuda do IBRACOR, que auxiliou a autarquia e conseguiu atualizar os dados dos profissionais. Quando chegou o momento de fazer o recadastramento da pessoa jurídica, a Susep disse que não daria conta e acabou suspendendo o procedimento. Se eles não tinham condição, não tinham tecnologia, como que do dia para a noite conseguiram? O presidente da Fenacor ainda questiona a ferramenta utilizada pela autarquia. “É um sistema de baixíssima tecnologia, falho e frágil, onde qualquer pessoa com CPF de um corretor poderia fazer o recadastramento e se apropriar desses dados”.
Camillo conta que as entidades não conseguiram barrar o recadastramento, através de liminar na justiça, e orienta os corretores a realizarem o procedimento. “O sistema continua ineficiente, oferecendo riscos de fraude, mas é importante fazer o procedimento para não ter mais problemas com a autarquia. Em breve, divulgaremos um passo a passo de como realizar seguramente”, completa.
Durante a transmissão, os presidentes ainda convidaram a superintendente da Susep, Solange Vieira, para participar do Direto & Reto com Camillo e dialogar com a categoria, além de fazerem um alerta sobre a atuação irregular da Onsurance.
Assista ao Direto & Reto com Camillo.
Fonte: Sincor-SP