top of page

Umile Ritacco e seus novos desafios

Por trás do sucesso da Infocar e da ForRISK, ele completa 34 anos de carreira em seguros com foco no empreendedorismo e na inovação.


Quando iniciou sua trajetória no mercado de seguros, na Itauseg, em 1985, Umile Ritacco vislumbrou a oportunidade de empreender em um mercado que cresceria enormemente nos anos seguintes. Por isso, em 1987, fundou a Ritacco Corretora, que chegou a ser uma das principais corretoras de uma das maiores seguradoras do mercado. A empresa existe até hoje e é administrada por seus filhos, Rafaella e Matteo Ritacco.


Umile esteve sempre muito motivado a aceitar novos desafios. Em outubro de 2015, mais uma oportunidade surgiu na sua vida profissional. Naquela época, a empresa Infocar, que já atuava há 15 anos no mercado de informação, resolveu expandir seu leque de produtos e enxergou em Umile uma oportunidade de agregar credibilidade e abrir as portas do mercado de seguros para seus produtos.


Umile aceitou o desafio e passou a prospectar e fomentar novos negócios junto ao mercado de seguros para a empresa. Mas, ele percebeu que era preciso mais do que isso. “Também era preciso compreender as necessidades e o desenho de soluções que fossem compatíveis com os objetivos do próprio mercado de seguros, individualizadas dentro do perfil de cada seguradora e demais players do mercado. Tudo isso, dentro de uma nova e dinâmica perspectiva criativa, que foi se desenvolvendo mais e mais ao longo do tempo”, relata.


Hoje, a Infocar tem um amplo portfólio de clientes no ramo de seguradoras, que cresce a cada dia. “Tenho muito a agradecer aos amigos, executivos desse mercado, que confiam no meu trabalho e têm aberto as portas de suas empresas para que possamos mostrar nosso projeto”, diz. Ele explica que tais projetos envolvem subscrição, sinistros, regulação etc., ou seja, as áreas de seguradoras em que a Infocar inicia todo o processo de validação dos produtos. “Nosso efetivo trabalho tem sido levar soluções aos nossos parceiros comerciais”, acrescenta.


Nova empresa

Porém, essa história não para por aí. Mesmo com o sucesso alcançado, Umile sempre era indagado, quando apresentava a Infocar, sobre a possibilidade de expandir essa operação. “Diziam-me que com minha expertise eu poderia fomentar outras empresas, como startups”. Três anos depois, Umile aceitou o novo desafio. No início de 2017, fundou a ForRISK, empresa que tem em seu escopo adequar produtos de empresas que desejam ser fornecedoras do mercado de seguros, comprometidas e que possuam soluções inovadoras.


Hoje, a ForRISK, além de ser gestora exclusiva dos produtos Infocar - Sistemas de Informação e Gerência de Riscos, mantém parcerias empresariais e oferece um amplo leque de soluções para o mercado de seguros. “Pelo jeito, essa história ainda vai longe”, prevê Umile.


Trajetória profissional

Umile Ritacco é administrador, corretor de seguros, técnico em edificações, regulador de sinistros. Em 1995, foi eleito fundador da Regional Guarulhos do Sincor-SP, atuando como delegado regional até 2004. Coordenou o Programa Cultura do Seguro entre 1996 a 2010. Desde 2004, ocupa cargo na diretoria do Sincor-SP, na qual foi diretor executivo e Delegado da Fenacor. No Sincor-SP, reformulou o Disque Sincor, fundou o Credicor – Banco dos Corretores de Seguros, e da AC Sincor – Autoridade de Registro de Certificação Digital, idealizou o convenio Sincor-SP/Procon. Conquistou vários prêmios no mercado de seguros. Em 2007, apadrinhado por Geraldo Alckmin e com total apoio do mercado de seguros, tornou-se deputado estadual suplente pelo PSDB.


Fonte: Revista APTS noticia 134

Revista extraída da Revista APTS Notícia (ED:134)


Acesse o conteúdo da revista no site da APTS: Edição 134

Para leitura online, clique aqui

bottom of page