top of page

Seminário discutirá experiência luso-brasileira em seguro ambiental

No evento promovido pela Schalch Advogados, especialistas de ambos os países discutirão os desafios do seguro frente aos desastres naturais e a evolução dos riscos ambientais.

Em matéria de desastres ambientais, Brasil e Portugal têm pontos em comum. Os grandes incêndios florestais que assolaram Portugal nos últimos anos foram tão devastadores quanto os acidentes com barragens enfrentados pelo Brasil. Como os mercados de seguros de ambos os países têm enfrentados esses desafios? Esta e outras questões serão respondidas por dois especialistas convidados pela Schalch Sociedade de Advogados (SSA) para um seminário que promoverá a troca de experiências entre ambos os países no âmbito do seguro ambiental.


O evento será realizado no dia 23 de maio, das 12h às 19h, na sede da SSA, na Av. Faria Lima, 4.509. Precedido por um almoço, o debate começará às 14h15 com a participação do Coordenador da área de Seguros no escritório português PLMJ, Nuno Luis Sapateiro. Ele abordará a cobertura de risco sísmico, incêndios florestais e a criação do Fundo de Catástrofes em Portugal.


Representando o Brasil, o oceanógrafo David Zee participará de dois painéis. Um deles, com enfoque em riscos climáticos, ele abordará as mudanças no perfil de seguros no país, gerenciamento de riscos e os novos cenários para os seguros na indústria petroquímica e nos bens urbanos.


No painel seguinte, Zee, que teve atuação de destaque em grandes desastres ambientais no Brasil, como o rompimento da barragem de Mariana e o vazamento de petróleo na Bacia de Santos, analisará a evolução dos riscos futuros na produção offshore no Brasil. A evolução dos acidentes com derrame de óleo no mar e das ressacas no litoral do Rio de Janeiro também serão apresentadas pelo especialista, bem como o desenrolar dos conflitos do uso de espaço costeiro na produção offshore.


Por fim, Zee discutirá as perspectivas futuras do mercado de seguros, com a mediação da sócia da SSA, Debora Schalch, que tem atuação concentrada em grandes operações de seguros e resseguros relacionadas, em especial com sinistros de grande complexidade técnica.

bottom of page