Destaques

Em 2020, o foco das aulas será em prospecção e gestão de clientes potenciais, além de marketing digital

A Liberty Seguros lança mais uma edição de sua...

Liberty Seguros lança terceira edição da Academia Digital para os corretores

03/08/2020

1/1
Please reload

Busca por Tags
Please reload

Fundación MAPFRE publica estudo brasileiro sobre solvência

15/05/2019

Trabalho desenvolvido em conjunto por pesquisadores da PUC-Rio e UERJ recebeu Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi

 

 

São Paulo, 14 de maio de 2019 - A nova edição do Caderno da Fundación apresenta mais um resultado do programa de bolsas de estudos e auxílios a pesquisas da Fundación MAPFRE. O trabalho "Otimização conjunta do capital baseado em risco e da carteira de ativos" tem como objetivo o desenvolvimento teórico e a aplicação prática de um modelo interno para otimização simultânea da carteira e do capital baseado em risco, com sustentação nas melhores práticas internacionais.

 

De autoria de Davi Michel Valladão, professor do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), César da Rocha Neves, professor do Curso de Ciências Atuariais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Dimas Leão Ramos, gestor quantitativo de portfólio da Visia Investimentos, o projeto foi beneficiado, em 2015, com o Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, na categoria Seguro e Previdência Social, da Fundación MAPFRE.

 

"Este trabalho teve como foco a inovação tecnológica, produção científica e aplicação prática das técnicas desenvolvidas. Por meio dos recursos disponibilizados, foi possível estabelecer uma colaboração muito frutífera entre duas das principais universidades do Rio de Janeiro", afirma Valladão.

 

De acordo com o professor, o objetivo principal do projeto foi a construção de um modelo interno de mensuração do valor de requerimento de capital de solvência (solvency capital requirement - SCR), visando uma ótima alocação da carteira de ativos da companhia de seguros. "Por meio de otimização sob incerteza, nosso modelo procurará uma carteira ótima de ativos que minimize o capital baseado em risco. Acreditamos que o modelo desenvolvido neste Caderno terá um impacto econômico relevante no mercado segurador por meio do aumento dos retornos dos acionistas e resultado social, graças a um aumento de confiabilidade na capacidade da empresa de honrar seus compromissos futuros".

 

Por meio do pilar de Seguro e Previdência Social, a Fundación MAPFRE desenvolve atividades educativas e de pesquisa, cumprindo um de seus principais objetivos: incentivar a formação e a disseminação da cultura do seguro. "A publicação dos Cadernos da Fundación é parte fundamental do processo de intercâmbio de conhecimentos técnico e científico sobre temas ligados ao seguro. Muitos desses materiais se transformam em referência para o setor, o que nos incentiva a produzi-los ainda mais", afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación MAPFRE no país e CEO da MAPFRE Regional Brasil.

O estudo completo está disponível em: https://bit.ly/2W0eg0Q 

 

 

Sobre a Fundación MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 33 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Atua para disseminar valores, promover o acesso à informação e à cultura, além de contribuir com o bem-estar da sociedade e com o fomento da inovação social. No Brasil, apoia e desenvolve iniciativas nas áreas de Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Ação Social. Em 2018, suas iniciativas impactaram cerca de 2 milhões de brasileiros. Site: www.fundacionmapfre.com.br

 

Fonte: CDN Comunicação

Tags:

Please reload

Últimas notícias
Please reload

Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • YouTube
  • Wix Facebook page
  • LinkedIn ícone social
  • Wix Twitter page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.