top of page

Seguros de Riscos Ambientais são destaque de livro

Obra faz parte da coleção de títulos técnicos publicados pela Escola Nacional de Seguros

Já está em circulação a quarta edição do livro “Programa de Seguros de Riscos Ambientais no Brasil – Estágio de Desenvolvimento Atual”, de autoria do professor, consultor e árbitro, Walter Polido. A obra faz parte da coleção de títulos técnicos publicados pela Escola Nacional de Seguros.


Nesta edição, o livro conta com a inclusão de novos temas relacionados aos riscos e seguros ambientais, como os Clubes P&I, o Dano Social, os Custos com Gerenciamento de Catástrofes, Cyber Risks, Barragens e Apólices Master brasileiras. Outra novidade é a abordagem dos sinistros emblemáticos ocorridos no Brasil nos últimos anos, como o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana, e da mina do Córrego do Feijão, da Vale do Rio Doce, em Brumadinho.

A questão recorrente da obrigatoriedade ou não da contratação do seguro ambiental no Brasil foi desenvolvida na obra, desde a sua primeira edição e com a atualização que o tema requereu nesta quarta edição, notadamente em relação às barragens de todo o tipo.

Divididos em sete capítulos, os tópicos abordam a evolução da cobertura para riscos ambientais no Brasil, os conceitos e fundamentos jurídicos do programa específico de Seguro Ambiental, e as especificidades do Seguro Ambiental, entre outros temas.

O estudo dos temas envolve não só o Direito Securitário e Ambiental inerentes, como também apresenta comparativos estrangeiros, especialmente dos Estados Unidos e da União Européia. Em breve, a obra estará à venda na livraria virtual da Escola, no site ens.edu.br

bottom of page