top of page

Blockchain no seguro será discutido pela APTS e ENS dia 29/08

Terceiro evento da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro” trará desde a conceituação até as tendências de blockchain no seguro.

Depois de debater as Insurtechs, em maio, e a IoT (Internet das Coisas), em junho, agora a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e a Escola Nacional de Seguros (ENS) trarão ao debate “Blockchain no Seguro”, dia 29 de agosto, das 9h às 12h, em São Paulo. O evento é o terceiro da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro” e contará com a participação de quatro especialistas. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site da ENS (clique aqui)


Sobre blockchain

Ao fazer uma transação, usuários adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash (função matemática que gera um código para a mensagem com letras e números). Significa que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança.


Cada transação feita é acompanhada por uma assinatura digital e nunca pode ser alterada ou excluída. Os envolvidos validam as informações em tempo real e caso alguém tente adulterar, alterar ou apagar um registro, todos saberão. No entanto, o potencial do blockchain vai muito além. Os contratos inteligentes, por exemplo, prometem revolucionar a gestão de negócios em seguros.


Especialistas afirmam que o blockchain causará o mesmo impacto que o surgimento da internet ocasionou no passado. Por ser pautada basicamente em informações, compartilhamento e contratos, a tecnologia de blockchain está provocando enorme disrupção em várias indústrias, inclusive no mercado de seguros.


Um recente relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que, em 2025, 10% do PIB será armazenado em tecnologias relacionadas com blockchain. A tendência é que todas as áreas em que há necessidade de certificação sejam beneficiadas por essa tecnologia (apólices de seguro, ingressos, diplomas, cédulas monetárias em papel, certificados de autenticidade de obras de arte e patentes etc.).


Programa


BLOCKCHAIN NO SEGURO

Evento da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro”

29 de agosto, das 9h às 12h

Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros – Rua Augusta, 1.600, Consolação, S. Paulo (SP).

Realização: APTS e ENS


9h - Credenciamento


9h15 - Abertura: APTS e ENS


9h30 - Painel 1 – Panorama do Blockchain e a sua aplicação no seguro

Conceitos e valor; cenário internacional e brasileiro; aplicação da tecnologia blockchain em diversos setores, inclusive no seguro; regulamentação.


Palestrantes

• RODRIGO VENTURA, fundador & CEO da 88Insurtech e Conselheiro, Mentor & Investidor Anjo no Insper

• WELLINGTON LORDELO, líder da área de Marketing de Soluções e Desenvolvimento de Negócios na Equinix no Brasil


• 10h10 - Debates

• 10h30 - Café


10h50 - Painel 2 – Blockchain no seguro: resultados e tendências

Aplicação; importância; resultados; inovações e tendências.


Palestrantes

• FERNANDO WOSNIAK STELER, fundador & CEO da Direct.One e Empreendedor Endeavor

• EDUARDO GUEDES, vice-presidente de Tecnologia e Operações na Seguros Sura


• 11h30 - Debates

• 11h50 - Encerramento


Fonte: APTS

bottom of page