top of page

Ayrton Pimentel lança livro sobre beneficiário no contrato de seguro

Ele autografará a obra durante o fórum de direito do seguro, dia 19/10, às 18h, no Teatro Unibes.


O advogado e especialista em seguro de pessoas Ayrton Pimentel, com mais de 50 anos de atuação na área, lançará o livro “Beneficiário no Seguro de Vida” nesta quinta-feira (19), às 18h, no Teatro Unibes, na Rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo. O lançamento será realizado durante o VII Fórum de Direito do Seguro "José Sollero Filho", promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) nos dias 18, 19 e 20 de outubro.


Na obra, que leva o selo da Editora Roncarati e IBDS, o autor se vale de sua vasta experiência profissional nos processos de regulação de sinistro e nos Tribunais para abordar, em 15 capítulos, as principais características pessoais da relação segurado-beneficiário. Ele inicia pela análise histórica do seguro de pessoas pelo mundo e os importantes desafios que teve de vencer para ser aceito na sociedade e no campo do direito, passando pelas várias situações envolvendo o beneficiário no contrato de seguro de vida.


Pimentel também dedica bom espaço à analise das relações do beneficiário com o segurado e segurador e, ainda, às formas que o designam, sua natureza jurídica e o seu papel no seguro de vida de outro. Questões são tratadas na obra em capítulos específicos, como “Da ausência de designação de beneficiário”; “Revogação da designação beneficiária”; “Possibilidade de pagamento de prêmio pelo beneficiário”; e “Exclusões não contratuais específicas do Seguro de Vida em benefício de terceiro”, considerando a morte do segurado pelo benefício e o suicídio, entre outras questões.


No prefácio do livro, Ernesto Tzirulnik, presidente do IBDS, não poupa elogios ao autor. “Ayrton é inteligente, sensível, humilde, crítico, incansável, ético. Sabe situar-se, tem reflexões no campo da história, da sociologia, da filosofia e da política: conhece a realidade e quer transformá-la para construir o futuro. Ayrton, sobretudo, conhece, estuda e critica Direito. É um jurista completo, com boa visão de sistema, exceção no continente securitário”.


Informações sobre o lançamento do livro com o IBDS, no e-mail ibds@ibds.com.br ou telefone (11) 3829 0202. Para adquirir a obra, mais informações no site da editora: https://www.editoraroncarati.com.br


Texto: Márcia Alves

bottom of page