Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.

Destaques

Apesar da LGPD, corretores esperam novos negócios com seguros cibernéticos

04/12/2019

1/1
Please reload

Busca por Tags
Please reload

Educação e preservação ambiental na Websérie Você Sempre Bem

Exemplo do educador de Guararema que mobiliza as pessoas pela preservação ambiental na região entre a Serra do Mar, Serra do Itapeti e Vale do Paraíba ganha destaque na série de narrativas da Sompo Seguros

 

 

 A Sompo Seguros S.A. apresentou dia 15/02 mais um episódio da Websérie Você Sempre Bem. Neste quarto episódio (http://bit.ly/VSBep04), a iniciativa traz a público o relato do educador Marcos Grangeiro, que a partir de um despertar para a relevância das questões ambientais fundou a Guaranature – Olhos da Natureza (http://guaranature.blogspot.com.br/), Organização Não Governamental (ONG) por meio da qual ministra palestras, realiza ações de educação ambiental e mobiliza voluntários em torno de projetos de registro e conservação da natureza.

 

A Websérie Você Sempre Bem tem como objetivo apresentar semanalmente relatos de pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Por meio de narrativas em primeira pessoa, são apresentadas as vivências de esportistas, educadores, comunicadores, ambientalistas, cineastas, entre outros; que se transformaram em agentes de mudança social por meio da dedicação a uma causa.   

 

Um olhar sobre a natureza

Marcos Grangeiro é educador ambiental. Ministra palestras, cursos, bem como atividades de educação ambiental para diferentes públicos, desde o infantil, até adulto. Seu despertar para a ação que viria a ser a Guaranature aconteceu quando avistou uma suçuarana (um tipo de onça) enquanto caminhava com a esposa na região de Guararema, cidade da região Metropolitana de São Paulo situada entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba. Impressionados pela experiência ocorrida apenas 6 km do centro de Guararema, decidiram iniciar um movimento de mobilização que viria a resultar na ONG Guaranature.

 

A Guaranature começou com o objetivo de tornar conhecida a riqueza natural, incentivar a consciência e responsabilidade ambiental; além de contribuir para que as pessoas estabelecessem uma relação de carinho e respeito com a natureza. As primeiras ações tinham como base incentivar o registro fotográfico da fauna e flora da região compreendida entre a Serra do Mar, Serra do Itapeti e Vale do Paraíba. A intenção da iniciativa era a de que as experiências vivenciadas por voluntários e interessados pudessem ser um apoio à pesquisa, uma possibilidade de educação e também um convite a quem gosta da observação dos ambientes naturais em toda sua força e beleza.  A partir daí Grangeiro começou a expandir os projetos. Em um deles, crianças que passam por aulas de educação ambiental contribuem com a manufatura das “seed balls”, pequenas bolas de argila com terra e sementes de plantas da região. Nas aulas e oficinas, de forma lúdica, é ensinado às crianças que elas estão vencendo o “gigante da degradação”. Já as seed balls são distribuídas a voluntários ou em eventos esportivos ou de caminhada para dispersão em áreas degradadas.

 

A ONG também acumula projetos e parcerias reconhecidos. Em 2015, por exemplo, o projeto “Controle Biológico do Mosquito da Dengue” foi reconhecido com o prêmio Poliedro Sustentável. Idealizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, a iniciativa teve como objetivo levar conscientização às crianças da rede de ensino de Guararema sobre os problemas causados pelo Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, bem como a importância de combate-lo com ações preventivas e o recurso de utilizar a planta crotalária, que atrai libélulas, como meio de evitar a proliferação de focos.

 

Websérie

A Websérie Você Sempre Bem é mais um passo da Sompo Seguros de se valer de novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Criada pela RMA Comunicação, a série é publicada em episódios semanais – sempre às quartas-feiras, entre 25 de janeiro e 1 de março – e apresenta relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Esportistas, cineastas, agentes sociais, comunicadores e educadores relatam suas jornadas, com percalços e vitórias, e a forma como essas experiências contribuíram para que se tornassem agentes de mudança em prol do bem comum. Como mote, os vídeos começam sempre com as questões “O que te move?”, “O que te faz ir além?”, “O que te faz bem?”, para levar a audiência à reflexão. Além de estarem disponíveis no Canal do Youtube da Sompo Seguros, os vídeos também serão compartilhados em todas as redes sociais da seguradora, com a hashtag #vocesemprebem. Para conferir o vídeo no Facebook, acesse http://bit.ly/SSBFCB.

 

O primeiro episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep01) traz uma história de empoderamento por meio do esporte, do atleta paralímpico Marco Aurélio Borges, que se tornou atleta profissional com vários títulos e representações do Brasil em campeonatos internacionais – como Jogos Parapan-Americanos e Parolimpíadas – após perder a perna por conta de um acidente de trânsito.

 

Já o segundo episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep02) apresenta o depoimento da jornalista e técnica em Produção Audiovisual Priscila Pacheco, que coordena o projeto de educomunicação Janela Periférica (http://janelaperiferica.com.br/), por meio do qual se vale de recursos do jornalismo, cinema e educomunicação para estimular o senso crítico e criador de crianças da periferia de Curitiba (PR) e, consequentemente, possibilitar uma nova visão sobre a imagem, a formação do olhar e a transformação social.

 

O terceiro episódio (http://bit.ly/VSBep03) traz o relato de Vandeir Vioti dos Santos que aliou a paixão pela matemática, uma didática diferenciada e o espírito inovador para criar a plataforma online Calcule Mais (http://calculemais.com.br), por meio da qual ensina matemática gratuitamente.

 

Até o momento a websérie Você Sempre Bem já superou a marca de dois milhões de visualizações em seus diversos canais somente nos três primeiros episódios.

 

FICHA TÉCNICA:

Nome da campanha: Websérie Você Sempre Bem

Cliente: Sompo Seguros

Agência: RMA Comunicação

Coordenação: Rita Sastre

Planejamento: Humberto Bassi

Social Media: Humberto Bassi

Produtora: Opala Filmes

Diretor: Otávio Sgarzi

Atendimento Produtora: Fernanda Guidio

Produtor(a) Executivo(a): Eriel Civali

Diretor(a) de Fotografia: Ricardo Beltrami

Diretor(a) de Arte: Felipe Nicoletti

Montagem: Felipe Maielo

Finalizador(a): Felipe Maielo

Finalização:  Felipe Maielo

Produtora de Som: Opala

Aprovação: André Gouw

Tags:

Please reload

Últimas notícias
Please reload