top of page

APTS Notícias vence o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo


Reportagem de Márcia Alves foi uma das oito vencedoras da nona edição do concurso


A reportagem “Desastres ambientais desafiam indústria de seguros”, de Márcia Alves, venceu em Seguros, categoria Linguagem Escrita – Especializado em Seguros. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 24, quando foram revelados durante cerimônia de premiação, em São Paulo, os vencedores do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Com recorde de matérias participantes – cerca de 2,5 mil –, o concurso atingiu a marca de mais de 11.870 inscrições desde sua primeira edição.


A matéria da revista APTS Notícias retrata as dificuldades das seguradoras em relação a incidentes causados por catástrofes ambientais, seja por intervenção humana ou como consequência das mudanças climáticas. A reportagem também traz os impactos para a sociedade e as soluções adotadas por outros países.


Do total de inscrições vindas de 746 jornalistas de 55 cidades brasileiras, 40 chegaram à final e oito ganharam o Prêmio – os vencedores das sete categorias de imprensa ganharam R$ 15 mil e o da "Categoria Especial Comunicação Corporativa", Menção Honrosa. Os vencedores foram eleitos após análise e debate do Comitê de Premiação, composto por jornalistas e especialistas nos temas do concurso, sem interferência da Allianz Seguros. Confira aqui os currículos dos jurados.


No tema “Seguros”, concorriam 15 finalistas, cinco por categoria. E as reportagens vencedoras foram as assinadas por Daniel Barros, da Exame; Márcia Alves, da APTS Notícias; e Priscila Yazbek, do portal Exame.com. As matérias finalistas deste tema, foram julgadas pelo comitê formado por Denise Bueno, Hélio Gurovitz e Walter Polido. O jornal O Estado de S.Paulo e a revista Exame ainda receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias relacionadas ao mercado segurador, considerando as matérias inscritas na categoria Nacional e Regional.


Em “Sustentabilidade – Mudanças Ambientais”, 20 trabalhos, de quatro categorias, veiculados em impressos, portais, emissoras de rádio e TV e meios de comunicação corporativos estavam na final. Os ganhadores são: Patrik Camporez, de A Gazeta (ES); Patrícia Araújo, da TV Brasil; Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha; e Hemília Maia Ribeiro, do Portal Unemat.


O trabalho vencedor da categoria “Linguagem Escrita – Nacional e Regional” foi eleito por Aldem Bourscheit, Dal Marcondes e Luciana Soler. Os dois últimos jurados, acompanhados por José Pascowitch, também foram responsáveis por apontar o primeiro colocado em Comunicação Corporativa.


Heródoto Barbeiro e Priscila Brandão compuseram o júri de Telejornalismo e Anchieta Filho e Mariza Tavares o de Radiojornalismo. Os dois comitês contaram ainda com a participação e análise de Paulo Artaxo, que atuou como jurado técnico-científico.


Pela primeira vez no concurso, o troféu do tema “Especial Educação Allianz Auto Instituto Ayrton Senna” foi conquistado por Luiz Fernando de Toledo, de O Estado de S.Paulo. As matérias finalistas deste tema foram julgadas por Daniel Cara, Renata Cafardo e Renato Janine Ribeiro.


Confira abaixo a lista dos vencedores do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo:


bottom of page