top of page

São Paulo mantém a liderança de corretores

A Fenacor tornou disponível em seu site uma ampla Análise Estatística do mercado, separada por estado.


O último levantamento da Fenacor, referente ao desempenho do setor até agosto, aponta para queda da receita na maioria das regiões. Divulgado em meados de outubro, o levantamento revela que o país conta, atualmente, com 104.114 corretores ativos cadastrados, dos quais 65.471 pessoas físicas e 38.644 pessoas jurídicas. Entre os corretores física, 19.737 atuam em vida, capitalização e previdência privada. São Paulo registra 27.241 corretores pessoa física (6.196 atuando no ramo vida) e 16.532 pessoa jurídica (2.383 no ramo vida).



EVOLUÇÃO DO MERCADO SEGURADOR

A Fenacor também fez uma análise da evolução mensal do mercado segurador brasileiro, sob o enfoque dos Estados da União, a partir dos dados públicos da Susep.


Até agosto de 2016, comparado com o mesmo período do ano anterior, o crescimento do setor de seguros foi de 2%. A maior perda relativa foi na região Nordeste, com uma queda de quase 10%, sobretudo pelo segmento de pessoas (prestamista). As regiões Sul e Sudeste tiveram um comportamento praticamente estável, em termos nominais. Ou seja, abaixo da inflação no período. O destaque foi a região Centro-Oeste e, particularmente, o Distrito Federal, devido aos movimentos no ramo habitacional.


Nesses meses do ano, o crescimento do ramo de automóvel foi praticamente zerado, em termos nominais. A queda no volume de venda de veículos novos foi um fato preponderante nesse comportamento.

bottom of page