Porto Seguro tem lucro líquido de R$ 294 milhões no 4º trimestre de 2015
A Porto Seguro concluiu o ano de 2015 alcançando resultados consistentes, com aumento da rentabilidade e crescimento da receita total, superando as incertezas geradas pelo ambiente macroeconômico. Na operação de seguros, os prêmios auferidos foram 3% maiores no 4T15 e 7% no ano, crescimento suportado principalmente pela expansão do número de itens nos segmentos de seguro de auto e residência. A frota de veículos segurados aumentou em mais de 200 mil itens, ultrapassando 5,2 milhões de carros (+4%) e o número de residências atingiu 2,4 milhões, uma evolução de 8%.
No seguro auto, os prêmios desaceleram em relação ao crescimento dos últimos anos, resultado principalmente do agravamento da crise econômica, que impactou a venda de veículos novos e também por uma maior pressão no ambiente competitivo. Entretanto, a companhia obteve um crescimento maior do que a média de mercado (6% vs. 3%) com melhora no resultado da carteira. Além disso, no trimestre, o Itaú Auto iniciou uma recuperação nas vendas, alcançando um aumento nos prêmios de 10%, impulsionada pelo aprimoramento do modelo de seleção de riscos e pelas ações de posicionamento junto aos clientes do Banco Itaú.
O ano também se encerrou com diversos segmentos de seguros apresentando crescimento superior a 2 dígitos, como os produtos Patrimoniais, Pessoas, Transportes e Odontológico. O desempenho operacional de seguros, demonstrado pelo índice combinado, tanto no trimestre quanto no ano, foi impactado pelo retorno do pagamento de imposto Cofins, que aumentou o índice em mais de 1 p.p., resultando num efeito líquido anual de R$ 75 milhões.
O índice combinado do trimestre atingiu 97,1% (+1,0 p.p.) e permaneceu estável no ano (96,5%), ambos períodos beneficiados principalmente pelas menores frequências de sinistros nos produtos de automóvel.