O presidente Osmar Bertacini se orgulha da trajetória vitoriosa da empresa, que iniciou em 1991com uma única apólice e apenas um segurado.
Dia 1º de fevereiro, a Humana Seguros, uma das maiores assessorias de seguros do país, comemorou 25 anos de existência. Mais do que uma trajetória de sucesso, a história da empresa se constitui em um exemplo de superação, determinação e empenho. O fundador e atual diretor-presidente, Osmar Bertacini, conta que a Humana foi criada por três pessoas, a partir de uma única apólice de seguro de vida e apenas um segurado. “Iniciamos a empresa do zero”, relata orgulhoso.
Ele se recorda que a fase inicial foi marcada por um conturbado período político e econômico, com o confisco dos valores em banco realizado pelo governo da época. “Todos os recursos que tínhamos eram destinados exclusivamente à criação e ao desenvolvimento do projeto. Por um momento, pensamos em desistir, mas, felizmente, decidimos persistir e seguir em frente”, diz.
Do pequeno escritório na Rua Marconi, centro de São Paulo, onde iniciou suas atividades, a Humana se mudou para a Avenida São João, também no centro da cidade, mas em espaço bem maior para comportar sua estrutura. Hoje, consolidada e bem-sucedida, a empresa não teme a crise econômica. “Se, por um lado, a crise nos preocupa, por outro, também serve de estímulo para seguimos em frente, com o mesmo espírito de batalha e dedicação”, diz Bertacini.
Receita de sucesso
A receita de sucesso da Humana não é segredo para ninguém. Seu nome é Osmar Bertacini, cuja energia e carisma contagiam desde o mais humilde colaborador até os altos executivos da empresa. “Trato a todos do mesmo jeito, sem qualquer distinção, e procuro motivá-los com o meu exemplo”, revela. Dono de uma carreira de 54 anos no mercado de seguros, Bertacini também se dedica à vida associativa.
Diretor do Sincor-SP e atual presidente da APTS (que já comandou por dois mandatos, entre 1993 e 1997), ele também ajudou a fundar e presidiu a entidade paulista que representa as assessorias de seguros (Aconseg-SP). Presidiu o Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP) por duas gestões (entre 2009 e 2012), é diretor da Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Camaracor-SP), da Sociedade Brasileira da Ciências do Seguro (SBCS) e da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).
Se “o seguro de vida tem a cara de Osmar Bertacini”, como disse certa vez Nilton Molina, figura reconhecida do setor, então se pode dizer que a Humana tem a cara de Osmar Bertacini. Sua gestão é tão “humana”, que os funcionários são para ele como sua família. “Divido tudo com eles, inclusive os bons resultados da empresa, porque todos fazem parte da engrenagem que faz funcionar a Humana”, diz.