top of page

Festa de posse marca o início de nova fase na APTS

Depois de 18 anos, Osmar Bertacini retorna ao comando da entidade com disposição para trabalhar pela disseminação da técnica de seguros.


A emoção deu o tom da festa de posse da nova diretoria da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), realizada na noite de 29 de outubro, no Circolo Italiano, na capital paulista. Com a presença de 250 pessoas, entre associados, convidados e autoridades, o evento marcou o retorno de Osmar Bertacini à presidência da APTS, 18 anos depois de ter cumprido duas gestões consecutivas, entre 1993 e 1997. Quarto presidente em 32 anos de existência da entidade, Bertacini foi eleito por aclamação, em setembro, juntamente com sua diretoria, para cumprir a gestão 2015/2017.


Na festa de posse, um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem surpresa que o novo presidente preparou para o seu antecessor, Luis López Vázquez, fundador da APTS. “Meu caro amigo, que, oriundo da Espanha, construiu em território brasileiro sua história, com muita capacidade e inteligência, contribuindo com o mercado de seguros”, disse. Em seguida, também registrou a presença de seu antigo professor na Funenseg, José Francisco de Miranda Fontana. “Obrigado por sua honrosa presença”, disse.


Para completar a surpresa, Bertacini fez suspense sobre a entrega da placa. “Será realizada por uma pessoa muito especial”, disse. Em seguida, ao som de Canção da América, surgiu no salão o filho de Vázquez, Luis Octávio López Vázquez, acompanhado da esposa. Sob muitos aplausos, ele leu a placa, cujos dizeres iniciavam com uma frase do filósofo alemão Goethe, em espanhol:


“No basta con saber, también hay que aplicar. No basta con querer, también hay que actuar”. “A Associação Paulista dos Técnicos de Seguro nasceu, há 32 anos, do seu sonho de disseminar o conhecimento técnico. Desde então, a APTS vem promovendo o saber e colaborando para o desenvolvimento do mercado de seguros. Muito obrigado por sonhar, acreditar e realizar. Que a sua obra se perpetue e o seu exemplo inspire gerações futuras”.


Outra grata surpresa da noite foi a apresentação da cantora lírica Giovanna Maira, que perdeu a visão ainda na infância. Bertacini contou que a conheceu em um evento do setor e ficou emocionado com a sua bela voz e o seu exemplo de superação. “Fiz de tudo para trazê-la à minha posse”, disse. Giovanna cantou o hino nacional e alguns sucessos internacionais, encantando a plateia.


Entre as diversas seguradoras representadas na festa, três prestaram homenagens ao atual presidente da APTS. O presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, e outros diretores entregaram placas a Bertacini e a Vázquez. Representando o presidente da Chubb Seguros, Nivaldo Venturini, a diretora Priscila Magni se juntou a outros colaboradores da empresa para render homenagem ao novo presidente. Cristina Lopes, da SulAmérica, presenteou o presidente da APTS com um arranjo de flores.


Em seu discurso de posse, o novo presidente manifestou a satisfação de voltar ao comando da APTS. “É momento especial, em que aceitei o desafio profissional de conduzir, juntamente com minha diretoria, a APTS, uma entidade querida”, disse. Ele aproveitou a ocasião para fazer uma retrospectiva dos seus 54 anos de carreira na área, iniciada em 7 de junho de 1962, na Companhia Internacional de Seguros, até a fundação da sua própria empresa, a Humana Seguros, em 1991.


Na área associativa, Bertacini foi fundador e presidente do CVG-SP por duas gestões (2009 a 2012); primeiro presidente da Aconseg-SP; sócio fundador da UCS e diretor do CCS-SP (2012 a 2013). Atualmente, é o 2º Secretário do Sincor-SP, diretor da Camaracor-SP, da SBCS da ANSP, presidente do Conselho Administrativo do CVG-SP e diretor do Lions Clube de Santana.


No encerramento do evento, o presidente da APTS transmitiu uma mensagem aos jovens: “Não se deixem levar pela idade, continuem trabalhando, porque o trabalho faz bem, enobrece. Eu poderia estar descansando, mas me sinto confortável em fazer o que gosto. Enquanto Deus permitir, continuarei trabalhando em prol do mercado de seguros”.


Diretoria da APTS – Gestão 2015/2017


Presidente: Osmar Bertacini

Secretário: Evaldir Barboza de Paula

Tesoureiro: Hélio Opípari Junior


Conselho Administrativo

Efetivos: Paulo de Tarso Meinberg, Pedro Barbato Filho e Luiz Gustavo Miranda de Souza.

Suplentes: José Cesar Caiafa Junior, Josafá Ferreira Primo e Maria Amélia Saraiva.






Para ler a Revista APTS Notícias clique aqui.

bottom of page