top of page

Posse da APTS é marcada pela defesa da técnica em seguros


Eleito por aclamação para comandar a entidade pelos próximos dois anos, Osmar Bertacini ressaltou a importância da atividade técnica para a evolução do setor.


A Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) empossou sua nova Diretoria e Conselho Administrativo para a gestão 2015/2017 em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro, no auditório do Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Sindseg-SP), com a presença de cerca de 50 pessoas. Eleito por aclamação em Assembleia Geral Ordinária, realizada na mesma ocasião, o novo presidente Osmar Bertacini comandará a entidade ao lado dos diretores Evaldir Barboza de Paula (secretário) e Hélio Opípari Junior (tesoureiro).


A assembleia também deu posse aos novos membros do Conselho Administrativo: Paulo de Tarso Meinberg, Pedro Barbato Filho e Luiz Gustavo Miranda de Souza, juntamente com os suplentes José Cesar Caiafa Junior, Josafá Ferreira Primo e Maria Amélia Saraiva.


Bertacini, que já presidiu a APTS por duas gestões, entre 1993 e 1997, retornou ao posto com o apoio da diretoria da entidade. Durante a cerimônia, ele surpreendeu o ex-presidente por Luis López Vázquez ao nomeá-lo para o novo cargo de Presidente Emérito. “O Vázquez fundou e fez muito pela APTS. Se conseguirmos fazer metade do que ele fez em dois anos de mandato, já estaremos muito felizes”, disse.


Atual 2º secretário do Sincor-SP e membro de diversas entidades do setor, Bertacini disse que aceitou o desafio de presidir a APTS com o intuito de trabalhar pela valorização da prática técnica em seguros. “Discordo daqueles que dizem que o técnico de seguros não existe mais, já que 90% dos corretores concentram suas vendas em seguro automóvel. Cada seguro vendido tem por trás um técnico de seguro que calculou e precificou o risco”, disse. Para o presidente da APTS, a técnica de seguros é o pilar da atividade seguradora e essencial para o seu desenvolvimento.


O presidente do Sindseg-SP, Mauro Batista, fez questão de cumprimentar a nova diretoria. “Este é um momento de glória para a APTS, que merece o apoio de todo o mercado, porque é uma entidade que produz conteúdo de grande valor agregado ao seguro”, disse. Ele também registrou sua admiração pelo ex-presidente Vázquez, que, em sua opinião, é uma “referência para o setor por colocar os objetivos da entidade acima dos seus”.


Vázquez relatou parte sua trajetória profissional de mais de 60 anos no seguro, iniciada aos 17 anos, logo depois que chegou da Espanha. Anos mais tarde, em 1983, decidiu se juntar a um grupo de profissionais para fundar uma entidade que atuasse na defesa da técnica de seguro. “Naquela época de alta inflação, a técnica ficou relegada a segundo plano, porque compensava mais ao mercado obter resultados em aplicações no mercado financeiro do que na atividade seguradora”, disse.


Para o ex-presidente da APTS, cabe aos técnicos a missão de disseminar o seguro bem-feito. “O bem-estar da sociedade é proporcionado pelo seguro. Sem seguro, não há continuidade, não há alegria de viver. Isso dá à nossa profissão um atestado de humanidade”, disse. Osmar Bertacini concordou com Vázquez e acrescentou que pretende intensificar o conteúdo essencialmente técnico dos eventos da APTS. Por fim, ele conclamou as entidades do setor a se unirem. “Todas têm interesses comuns e juntas se tornarão mais fortes”, disse.


A festa de posse da nova diretoria da APTS será realizada no dia 29 de outubro, no Circolo Italiano, em São Paulo (SP).


Diretoria da APTS – Gestão 2015/2017


Presidente: Osmar Bertacini

Secretário: Evaldir Barboza de Paula

Tesoureiro: Hélio Opípari Junior


Conselho Administrativo

Efetivos: Paulo de Tarso Meinberg, Pedro Barbato Filho e Luiz Gustavo Miranda de Souza. Suplentes: José Cesar Caiafa Junior, Josafá Ferreira Primo e Maria Amélia Saraiva.


bottom of page