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Fórum de Oportunidades do Sincor-SP

O novo presidente da APTS, Osmar Bertacini, que também é 2º vice-presidente do Sincor-SP, esteve presente no Fórum de Oportunidades, realizado nesta segunda-feira, 31 de agosto, no Maksoud Plaza Hotel.


Desde 7 de agosto, o evento promovido pelo Sincor-SP já percorreu quatro regiões do estado e até 2 de outubro será levado a outras seis regiões. Para Osmar Bertacini, o fórum indica aos corretores que existem oportunidades para crescer, apesar da crise. “Além de fortalecer a rede de relacionamentos dos corretores e de acrescentar conhecimento e atualização, o fórum expõe, exatamente, quais segmentos têm muito potencial para crescer”, disse.


Área de benefícios é oportunidade

A programação do fórum, que segue o mesmo padrão em todas as edições, é dividida em três painéis: Benefícios, Seguros Gerais e Seguro Automóvel, com a participação de representantes de seguradoras. No painel Benefícios, coordenado por Cesar Bertacini, vice-presidente da Capital -Sincor-SP, o representante da Centauro-On abordou o tema "Oportunidades no atendimento ao seguro DPVAT".


Vida e previdência

Já o representante da Icatu Seguros tratou do tema "O empreendedor de seguros de Vida e Previdência", apresentando, inicialmente, o potencial de ambos os segmentos. De acordo com um estudo citado por ele, apenas 5% da população possui seguro de vida e somente 8,7% tem plano de previdência privada.

As oportunidades de vendas também são maiores nesses ramos, em razão do aumento da expectativa de vida da população e do crescimento dos casos de doenças crônicas. Segundo o representante da Icatu, os corretores podem ajudar a população a se preparar para o futuro, oferecendo produtos que atendam suas necessidades. Por suas contas, um corretor que tenha 1,2 mil itens em sua carteira, poderá ter um acréscimo de 30% em sua renda com a venda de produtos de vida e previdência.


Seguro odontológico

O "Cenário da Saúde e Odonto no Brasil" foi o tema da palestra do representante da SulAmérica Seguros. Ele comentou que o plano de saúde, segundo pesquisa do Ibope, figura em terceiro lugar na lista de desejos da população. Apenas 11% dos brasileiros possuem plano odontológico e 25% têm plano de saúde.

No segmento de pequenas e médias empresas, responsável pela geração de 77% dos empregos no país e pela participação de 27% no PIB, as oportunidades de vendas são grandes. Para se ter uma ideia, entre os principais benefícios oferecidos pelas empresas, atualmente, quatro fazem parte do portfólio de seguradoras, a começar pelo seguro odontológico. Este seguro e mais o seguro saúde respondem por 57% dos prêmios no segmento de benefícios nas pequenas e médias empresas.


Oportunidade de vendas

O primeiro painel encerrou com a palavra do presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, que enfatizou a necessidade de os corretores de seguros participarem da venda de seguros nesses segmentos. “O mercado de saúde, vida e previdência cresceu 16%, ao passo que o de ramos elementares apenas 4%. Mas muitos corretores ainda preferem atuar somente com seguro de automóvel e relutam em ocupar seu espaço na venda de planos de saúde”, disse. Ele ainda chamou a atenção para a chegada do VGBL Saúde ao mercado. “Cabe a nós fazermos esse produto chegar ao nosso cliente”, disse à plateia de corretores.