top of page

Osmar Bertacini será o novo presidente da APTS

Candidato de consenso, o ex-presidente da entidade retorna ao cargo para mandato até 2017.


A nova diretoria Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) para o próximo biênio já está definida com a escolha, por meio de consenso, de Osmar Bertacini. Ele sucederá Luis López Vázquez, atual presidente e fundador da APTS. Sua chapa, única registrada no dia 10 de agosto, prazo estabelecido pelo estatuto da entidade, será homologada em Assembleia Geral Ordinária no dia 10 de setembro, na sede da entidade.


A divulgação oficial de sua candidatura à presidência da APTS na gestão 2015-2017 foi realizada pelo próprio Bertacini, durante participação em almoço do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, realizado nesta terça-feira, 18 de agosto, no Circolo Italiano. Ele fez questão de informar que continuará ocupando o cargo de 2º secretário na atual gestão do Sincor-SP, comandada por Alexandre Camillo.

“Com mais de 50 anos de atividade em seguros, poderia estar em casa descansando, mas, dentro de minha inquietude profissional, decidi apresentar minha chapa”, disse. Bertacini explicou que apesar de cumprir extensa jornada de trabalho, resolveu assumir mais esta responsabilidade por se sentir no “dever e na obrigação” de colaborar para o fortalecimento da APTS.


“Não me furtei em doar um pouco mais do meu tempo, em detrimento até do convívio familiar, para assumir a presidência dessa entidade tão importante e tão querida”, disse. “Espero que em dois anos possa entregar uma APTS mais fortalecida”, acrescentou.


Segundo Bertacini, a posse da nova diretoria será realizada em outubro. Ele, que já ocupou a presidência da APTS por duas gestões na década de 90, concluiu sua fala destacando o importante papel da entidade na disseminação da cultura do seguro e da prática técnica.


“Não posso concordar com aqueles que dizem que a técnica de seguros acabou. Há, sim, espaço para técnica e tudo é uma questão de iniciativa e de desenvolvimento de um trabalho”, afirmou.


Trajetória profissional

Osmar Bertacini é presidente da Humana Seguros e 2º secretário do Sincor-SP na atual gestão. Foi fundador e presidente da Aconseg-SP, fundador e presidente do CVG-SP e presidente da APTS. Atualmente, é diretor da ANSP, da Camaracor-SP, da SBCS e presidente do Conselho Consultivo do CVG-SP.


Sobre a APTS

A APTS é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983 para congregar técnicos de seguros de empresas e órgãos do setor, com o objetivo de preservar e disseminar a técnica de seguro, por meio de eventos, cursos e publicações.



Diretoria da APTS – 2015/2017

Presidente: Osmar Bertacini

Secretário: Evaldir Barboza de Paula

Tesoureiro: Hélio Opípari Júnior


Conselho Administrativo

Efetivos: Paulo de Tarso Meinberg, Pedro Barbato Filho e Luiz Gustavo Miranda de Souza. Suplentes: José César Caiafa Júnior, Josafá Ferreira Primo e Maria Amélia Saraiva.


bottom of page