top of page

Recebido pelo CCS-SP, presidente do Sincor-SP ressalta momento atual de união do setor

Apresentado ao mercado de seguros paulista pelo Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), o novo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, reafirmou o compromisso de promover uma gestão baseada na conciliação e união de toda a cadeia produtiva de seguros, em prol do corretor de seguros.

Cumprindo a tradição, o Clube de Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) apresentou ao mercado de seguros paulista a nova diretoria eleita do Sincor-SP, presidida por Alexandre Camillo, dia 13 de maio, em concorrido almoço no Circolo Italiano. Bastante prestigiado, o evento contou com a presença de 240 pessoas, entre associados, autoridades do setor, executivos e presidentes de seguradoras.

O mentor do CCS-SP, Adevaldo Calegari, destacou o privilégio da entidade de receber seu ex-mentor, desta feita na condição de dirigente do Sincor-SP, ressaltando outro fato histórico como motivo de orgulho. “Desde a década de 80, todos os presidentes do Sincor-SP saíram do Clube dos Corretores”, disse.

Alexandre Camillo não apenas concordou com Calegari, como classificou o CCS-SP de “celeiro de líderes”. “Sou a prova viva disso e traduzo bem essa realidade”, disse. Segundo ele, a realização do sonho de representar a categoria teve início 14 anos atrás, quando ingressou no Clube dos Corretores. “Minha história política começou nesta casa, que tem o dom de transformar vidas”, afirmou.

Compondo a mesa de autoridades, juntamente com o presidente do Sindseg-SP Mauro Batista, os membros da diretoria Executiva do Sincor-SP se apresentaram à plateia. Osmar Bertacini (2º secretário), Carlos Aparecido Cunha (2º tesoureiro), Marco Antonio Damiani (1º tesoureiro), Marcos Abarca (1º secretário), Simone Cristina Favaro Martins (2ª vice-presidente) e Boris Ber (1º vice-presidente) falaram de suas atividades e se colocaram à disposição dos corretores.


Em prol dos corretores


Adotando o mesmo estilo informal de conversa que marcou sua campanha eleitoral, Camillo preferiu apresentar os propósitos principais de sua gestão. No topo da lista está a missão de conciliação e integração dos corretores de seguros com os demais segmentos do mercado. O primeiro passo foi dado, segundo ele, no evento promovido pelo Sincor-SP com o apoio da Fenacor, dia 6 de maio, que contou com a presença do novo superintendente da Susep, Roberto Westenberger.

“Em campanha, dizíamos sempre que teríamos de promover uma aliança entre líderes, porque queremos representar o corretor da melhor maneira possível, por meio de um processo de conciliação. Vamos defender nossos interesses e necessidades, mas respeitando os interesses e necessidades do mercado, porque fazemos parte da mesma cadeia produtiva”, afirmou.

Outro propósito da nova gestão é “quebrar” a hierarquia que afasta o dirigente do sindicato da maioria dos corretores. “Não me vejam como melhor do que ninguém. Sou presidente, mas estou a serviço dos corretores. Peço apenas que acreditem em mim, porque o processo de acreditação nos levará ao respeito e à maturidade profissional”, disse.

Na visão do presidente do Sincor-SP, o atual momento do mercado de seguros é de grande desenvolvimento e o corretor de seguros precisa fazer parte desse contexto. “Temos de brigar para ocupar o lugar que é nosso e trabalhar para estar naqueles que ainda não são”, disse. Segundo Camillo, o consumidor faz parte da estratégia de valorização dos corretores. “Vou pedir ao consumidor o mesmo que pedi ao superintendente da Susep: que goste do corretor. E o consumidor vai ter de nos ouvir”, disse.

Encerrando sua apresentação, ele ratificou o compromisso de gestão de criar um ambiente seguro para o corretor empreender e crescer. Para tanto, convocou o setor a se unir, considerando que a tranquilidade do corretor resultará em maior produção e, consequentemente, em desenvolvimento do mercado. “Se assim o fizermos a máquina toda terá resultados nunca antes vistos”, argumentou.

Por fim, ele comunicou que, diferentemente das gestões passadas, nesta a diretoria Executiva conta com mais dois diretores convidados. Um é Manuel Matos, que representará o Sincor-SP como 1º delegado junto à Fenacor. O outro é Octávio Milliet, que atuará na condição de Ouvidor.

Depois de ouvir os elogios de Mauro Batista, presidente do Sindseg-SP, à sua postura de aproximação com o consumidor de seguros, o novo dirigente do Sincor-SP respondeu perguntas da plateia. Questionado sobre as principais ameaças à categoria, ele listou três: a concorrência com diversos canais e formas de distribuição; a dificuldade operacional no dia a dia (desde a contratação de colaboradores até a falta de bons equipamentos); e, por último, a definição sobre o futuro do negócio de cada um. “O corretor pode ser pequeno, mas tem de ser por opção e não a única alternativa”, disse.

O mentor Calegari conclui o evento com a entrega de uma placa do CCS-SP em homenagem a Camillo, manifestando sua satisfação pela presença da diretoria do Sincor-SP e pela grande receptividade do mercado à ocasião. “Estou feliz por poder retribuir ao mercado tudo o que ele me deu. Farei o máximo em prol do corretor e com muito prazer”, concluiu Camillo.


Texto: Márcia Alves

Tags:

bottom of page