Associação Paulista dos Técnicos de Seguro

Largo do Paissandu, 72 - 17° andar Cj. 1704

São Paulo - SP - 01034-901

apts@apts.org.br

Páginas oficiais

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Copyright © 2014 APTS. Todos os direitos reservados.  Política de privacidade.

Destaques

Susep promove workshop sobre registro das operações

16/01/2020

1/1
Please reload

Busca por Tags
Please reload

Seminário foca contratos de resseguro

25/04/2014

Os procedimentos e especificidades dos contratos de resseguro são temas de seminário que a Escola promove no dia 7 de maio, em São Paulo. As palestras irão versar sobre questões como fundamentação legal, arbitragem, alocação de capital, conflitos gerados pela cláusula de claims control, em que o ressegurador se reserva o controle do sinistro, e o modelo de fronting, no qual a seguradora retém uma parcela muito reduzida do risco assumido.

“Com a abertura do mercado promovida efetivamente em 2008, o tema passou a ter muito mais importância. De mero item de cumprimento obrigatório e legal pela seguradora, passou a constituir item de ‘política de gestão’, que verdadeiramente interfere no ‘nível de competitividade’ dela. Por isso, a importância e a necessidade dos temas afetos ao resseguro serem discutidos sempre e exaustivamente”, explica o coordenador do evento, Walter Polido.

Polido, consultor em seguros e resseguros pela Polido e Carvalho Consultoria e coordenador acadêmico de cursos de pós-graduação da Escola Superior Nacional de Seguros, explica que a política de baixa retenção é típica de países com mercado de seguro pouco desenvolvido e não especializado, dependente da tutela máxima do resseguro. “Este ponto, de crucial importância neste momento de transição, também deverá sofrer alterações nos próximos anos. Este axioma é chave para o crescimento do mercado brasileiro nos próximos anos, ou seja, quanto maior for a retenção da Seguradora por risco e sua especialização, menor será a intervenção do ressegurador nos procedimentos de sinistros”, afirma.

Para debater a cláusula de claims control, foi convidado Alex Guillamont, sócio do escritório Kennedys Latin America LLC, dos Estados Unidos, que irá expor situações vivenciadas por mercados mais maduros. Também estão confirmadas participações de Márcia Cicarelli de Oliveira, da JBO Advocacia, Thiago Rodovalho, da PUC-SP, Fábio Di Matteo, da Willis Corretora de Seguros e Resseguros, e Fernando Tilger, da Miller do Brasil Corretora de Resseguros.As inscrições podem devem ser efetuadas no www.funenseg.org.br, pelo investimento de R$ 770,00. O seminário está marcado das 8h às 16h45, no hotel Tivoli Mofarrej, na Alameda Santos, nº 1437, em Cerqueira Cesar. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail parcerias@esns.org.br.

Tags:

Please reload

Últimas notícias
Please reload